Vídeo aula: Predicativo

E aiiii, galera!

A vídeo aula do Descomplica que vamos assistir hoje é com o professor Rafael Cunha e é sobre Predicativo! =)

Todo mundo preparado? Vamos lá!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sSqJ1p7zcXk\[/youtube\]

Transcrição:

00:00 Português
Predicativo – Cena 1
Professor: Rafael Cunha
00:10 Olá, pessoal! Hoje falaremos sobre um conceito citado na aula de predicado que é opredicativo. Primeiramente, o predicativo é a parte nominal do predicado nominal e e a parte nominal do predicado verbo-nominal.
00:30 Agora, observe os exemplos: “ Os corredores parecem cansados”. O predicado é nominal, uma vez que temos como núcleo um nome (cansados), então, nosso predicativo será cansados.
1:00 Segundo exemplo: “O amor faz o velho criança”. Nessa oração, temos um núcleo verbal (fazer) e um núcleo nominal (criança). Então, temos um predicado verbo-nominal e o termo “criança” é considerado um predicativo .
1:30 Se vocês notaram, o predicativo é diferente nas duas frases. Na primeira, trata-se de um predicativo do sujeito por ser referente ao sujeito. Na segunda frase, trata-se de um predicativo do objeto por ser referente ao objeto.
Vamos diferenciar melhor esses dois tipos de predicativos analisando a frases a seguir:
2:00 “Ana o viu magoada”  e “Ana o viu magoado” – Você consegue notar a diferença nos predicativos?
Na primeira frase, “magoada” só pode se referir a Ana, pois é um termo que está no gênero femenino e nesse caso, o predicativo refere-se ao sujeito, caracterizando um predicativo do sujeito.
Já na segunda frase, “magoado” se refere ao “o” e na frase “o” é objeto direto, pois quem vê, vê algo ou alguma coisa. Por se referir ao objeto, o termo é predicativo do objeto.
Bem tranquilo e mãos à obra!

Pra estudar mais Português, tem um montão de outros vídeos aqui =D

Bons estudos! o/

fonte Canal Descomplica

Continue estudando
Post do blog

Transitividade Verbal — 5 Dicas Para Você Nunca Mais Esquecer

Já ouviu falar sobre transitividade verbal? Esse termo refere-se à relação de um verbo transitivo com um complemento. Ou seja, ele indica que há a necessidade de um complemento para que exista sentido na oração. Acompanhe a seguir e entenda melhor este conceito.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Conceitos Básicos de Sintaxe

Sintaxe não precisa ser difícil! Aprenda tudo com este mapa mental que vai salvar sua prova de português da escola e do vestibular!
artigo