Um resumo para você entrar no clima dos fatores e elementos climáticos!

Os fatores climáticos são aspectos que determinam ou exercem influência sobre os elementos climáticos. São eles que justificam as características dos climas.

Clima X Tempo

Previsão do tempo para o Brasil em um determinado dia
Previsão do tempo para o Brasil em um determinado dia

Antes de entender o que e quais são os fatores e elementos climáticos, é importante saber diferenciar o clima do tempo, visto que a confusão entre os termos é bastante frequente. Entende-se o clima como um conjunto de variações climáticas de determinado local ou região que ocorrem no decorrer de anos; já o tempo é o estado momentâneo da atmosfera, ou seja, pode ser alterado de um instante para outro.

Os seguintes exemplos ajudam a compreender melhor a diferenciação entre os termos. Quando se fala que o Brasil apresenta apenas duas estações bem definidas, o inverno e o verão, a referência é o clima. Já quando são apresentados os dados da previsão do tempo, a referência é o tempo.

Apresentada a diferenciação entre clima e tempo, é importante o aprofundamento sobre os fatores e elementos do vários tipos de clima, aspectos igualmente importantes para o estudo climático, mas distintos em relação à posição de influência ou consequência do clima.

Fatores climáticos

Esquema de como ocorre a continentalidade e a maritimidade
Esquema de como ocorre a continentalidade e a maritimidade

Os fatores climáticos são aspectos que determinam ou exercem influência sobre os elementos climáticos. São eles que justificam as características dos tipos de clima. Dentre os principais fatores climáticos, destacam-se: latitude, altitude, maritimidade, continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e relevo.

Latitude

A latitude está associada à distância de um ponto em relação à Linha do Equador. Este fator climático relaciona-se com os elementos climáticos radiação e temperatura: quanto maior a latitude, menor será a radiação recebida e por sua vez menor será a temperatura.

Isso ocorre porque os raios solares atingem a superfície terrestre com diferentes inclinações, devido à forma esférica da Terra. Esta inclinação aumenta conforme o afastamento da Linha do Equador em direção aos pólos, ou seja, quando há o aumento da latitude. Quanto maior a inclinação, maior a latitude e a área de abrangência dos raios solares é maior; sendo assim, o calor deve ser distribuído por uma área maior, fazendo com que as temperaturas sejam mais baixas.

O Brasil, por apresentar uma grande extensão latitudinal, além de outros fatores, apresenta uma considerável diversidade de climas e é um bom exemplo da influência da latitude na temperatura.

Altitude

A altitude refere-se à altura da superfície e relaciona-se com os elementos climáticos pressão, radiação e temperatura. Quanto maior for a altitude de uma região ou local, menor será a pressão. Além disso, é difícil que o calor alcance as áreas de altitude elevada, que ficam mais distantes do solo, pelo fato do calor emitido pelo sol ser absorvido pelo solo e depois irradiado para a atmosfera, mantendo a temperatura amena. A temperatura dessas áreas, portanto, é mais baixa.

Maritimidade e continentalidade

Estes termos referem-se, respectivamente, à proximidade de um local em relação ao mar e à posição de um local mais adentro do continente. Estes fatores climáticos relacionam-se com os elementos climáticos temperatura e umidade, pois o solo é aquecido ou resfriado mais rapidamente do que a água, logo, as áreas continentais apresentam uma maior amplitude térmica – diferença entre a maior e a menor temperatura – e menos umidade, enquanto nas áreas litorâneas a amplitude é menor e maior umidade.

Massas de ar

As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam a temperatura e a umidade da região onde se originaram e que se deslocam em razão da diferença de pressão; assim, transferem estas características para os tipos de clima dos locais por onde passam, pois, ao interagirem com outras massas de ar, ocorre a troca de calor e umidade. De forma geral, as massas são caracterizadas como:

  • oceânicas são úmidas e as continentais são secas;
  • as tropicais e as equatoriais são quentes, e as temperadas e polares são frias.

Vegetação

A vegetação relaciona-se sobretudo com os elementos climáticos radiação e umidade, pois, quanto maior for a presença de vegetação em um local, maior será a contenção dos raios solares; por outro lado, quanto menor for a presença de vegetação, maior será a absorção dos raios solares. Além disso, a evapotranspiração contribui para o aumento da umidade do ar.

Relevo

Dentre as influências do relevo na composição dos tipos de clima, destaca-se a influência como barreira na circulação das massas de ar, formando assim áreas secas e desérticas, ou na facilitação de circulação das mesmas, como o caso da Serra do Mar no Brasil. Além disso, o relevo está associado à altitude.

Correntes marítimas

As correntes marítimas são grandes porções de água que se deslocam nos oceanos pela ação do vento e pelo movimento de rotação da Terra. Relacionam-se com a umidade e com a temperatura, pois, dependendo da temperatura delas, se a corrente for quente ou fria, maior ou menor será a evaporação e a umidade do ar, influenciando a temperatura. Um exemplo é a corrente fria de Humboldt, no Hemisfério Sul, que causa a queda de temperatura nas áreas litorâneas.

Elementos climáticos

Esquema que evidencia onde a pressão atmosférica é maior e onde a é menor
Esquema que evidencia onde a pressão atmosférica é maior e onde a é menor

Os elementos climáticos são aspectos que variam no tempo e no espaço e que são fundamentais para a definição de um clima, ou seja, são as características de cada clima. Dentre estes elementos, destacam-se a radiação, a temperatura, a pressão e a umidade.

Radiação

A radiação refere-se ao calor emitido pelo sol que é absorvido pelo solo, garantindo que, no período noturno, quando há a ausência de sol, o calor se mantenha e a temperatura seja amena. O que cabe destacar é que as regiões da Terra recebem quantidades diferentes de radiação, isso devido à inclinação da Terra e do movimento de rotação, formando assim as chamadas zonas climáticas da Terra.

Temperatura

É medida em graus Celsius e refere-se à medida do calor da atmosfera.

Pressão

A pressão atmosférica refere-se à pressão exercida pela coluna de ar sobre a superfície. Essa pressão ocorre porque o ar possui massa e peso, logo, quanto menor a coluna de ar sobre a superfície, menor será a pressão.

Umidade

Refere-se à água no estado gasoso presente na atmosfera. Existem dois tipos de umidade, a absoluta (quantidade de vapor d’água presente na atmosfera) e a relativa (relação entre a unidade absoluta e o ponto de saturação da atmosfera, isto é, a quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue absorver). A umidade absoluta é expressa em gramas e a umidade relativa em porcentagem. Quando o ponto de saturação é atingido, ocorre mais precipitações (chuva, neve e granizo).

Neste sentindo, é importante destacar a importância da análise conjunta dos fatores e elementos climáticos para uma melhor compreensão dos climas e dos desdobramentos dos mesmos. Além disso, a partir desta análise, é possível estabelecer relações dos climas com a organização da sociedade, com as atividades econômicas desenvolvidas, com os recursos naturais disponíveis e outras tantas relações.

Exercícios

1. (UFMS) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativado ar e grau geotérmico.

b) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrografia e massas de ar.

c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.

d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.

e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

2. (UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.

a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.

b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.

c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.

d) Apenas a afirmativa III está incorreta.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

3. (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa

a) aumento da longitude.

b) diminuição da latitude.

c) aumento da densidade do ar.

d) diminuição da pressão atmosférica.

e) diminuição dos valores de insolação.

Gabarito

1. D

2. D

3. d

Continue estudando
artigo
Post do blog

Fenômenos climáticos: um resumo para entrar no clima!

Quais são os principais fenômenos climáticos?
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Fatores e Elementos do Clima

Já sabe tudo sobre os Fatores e Elementos do Clima? Confira este mapa mental e fique por dentro de tudinho para mandar bem na sua prova 🙂