UFRGS inclui Hamlet como leitura obrigatória do seu vestibular

Fachada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fachada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) mudou a lista de leituras obrigatórias para o vestibular. Neste ano, o livro “Hamlet”, do dramaturgo William Shakespeare, será cobrado nas questões da prova de literatura. Além do autor inglês, a seleção conta com as autoras Florbela Espanca, poetisa portuguesa, e Maria Firmina dos Reis, autora brasileira. Machado de Assis finaliza as novidades com o livro “Papéis Avulsos”. As datas do vestibular ainda não foram divulgadas.

PREPARE-SE PARA A UFRGS FAZENDO UM RESUMO DE HAMLET!

Inovações na UFRGS

A UFRGS costuma trazer muitas novidades para o seu vestibular. Principalmente na prova de Linguagens. Em 2017, a universidade optou por incluir um CD na sua lista de leituras obrigatórias. O disco em questão foi “Elis & Tom”, gravado por Elis Regina e Tom Jobim em 1974. O álbum é conhecido como um dos clássicos da Música Popular Brasileira e segue como item obrigatório na lista. A comissão da UFRGS faz alterações na seleção de obras todos os anos.

Nova fase do vestibular

O vestibular 2019 reserva outras novidades. Agora, os candidatos farão uma prova de “Literatura em Língua Portuguesa”. Até o ano passado, a avaliação era “Literatura de Língua Portuguesa”. Segundo o comunicado oficial da própria universidade, a mudança possibilita a inclusão de obras estrangeiras traduzidas para o português. O que aumenta o repertório de leitura dos participantes. Além disso, a professora Márcia Ivana afirmou que a obra de Shakespeare marca uma nova fase do processo seletivo da UFRGS. A peça de teatro não é apenas uma referência literária, mas também em outras áreas como a jurídica e a histórica.

Vai prestar fazer as provas da UFRGS? Anote essas dicas e parta para a leitura das obras obrigatórias o quanto antes. Estamos do seu lado seja qual for o vestibular que você fizer no final do ano! Vamos juntos nessa corrida em busca da vaga na faculdade?

Continue estudando
Post do blog

Resumo: A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Domingo agora, dia 17 de setembro, teremos a segunda prova de qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O exame vai abordar algumas questões sobre o livro “A Hora da Estrela”, da Clarice Lispector. Lógico que o time do Descomplica não ia te deixar na mão nessa hora, né? Preparamos um resumo para você ficar ligado nos principais pontos do livro e mandar super bem neste domingo. Vamos nessa? 😉
artigo
Post do blog

Como as obras literárias são cobradas nos vestibulares de São Paulo

A Fuvest e a Unicamp têm uma lista bem grandinha de leituras obrigatórias para seus vestibulares – e você pode conferir todos os livros cobrados aqui (Fuvest) e aqui (Unicamp)! – e ler essas obras deve ser parte da sua preparação para as provas. Mas você já parou para pensar como os livros vão cair lá na hora?
artigo