Três reuniões essenciais sobre desenvolvimento sustentável para conhecer antes do ENEM

Em épocas de agronegócio, energias renováveis e desenvolvimento sustentável, quem sabe sobre essas três reuniões é rei (também conhecido como aluno do Descomplica).

1. Conferência de Estocolmo

A primeira reunião deste tipo aconteceu em 1972, na Suécia (por isso Conferência de Estocolmo) e o objetivo da galera participante era discutir a participação do homem no processo de degradação ambiental e o que isto iria gerar para ele mesmo.

Cerca de 110 países e 250 ONGs participaram deste encontro. Ao final da Conferência foi elaborado o chamado “Plano de Ação”, que tinha como objetivo alertar toda sociedade da sua responsabilidade e participação na busca de uma saída para estes problemas ambientais.

2. ECO-92

Em 1992, no Rio de Janeiro, 172 países e muitas ONGs se reuniram, mais uma vez, para debater a relação conflituosa entre desenvolvimento e meio ambiente.

Nesse encontro vimos o conceito de Desenvolvimento Sustentável surgir. A galera queria saber como os países poderiam continuar a crescer economicamente, diminuindo a degradação ambiental e preservando a natureza para as gerações futuras.

Na ECO-92, outro novo ponto foi discutido: a responsabilidade dos países desenvolvidos, que colocam suas necessidades em primeiro lugar, aos danos acelerados que o planeta tem sofrido.

Como resultado desta conferência vimos o nascimento da Agenda 21, que possuía uma série de medidas para que o desenvolvimento sustentável fosse alcançado; outro importante resultado foi a programação da Convenção sobre Mudanças Climáticas, a Convenção sobre Diversidade Biológica e a Convenção sobre Desertificação. Vale ressaltar que a Convenção obre Mudanças Climáticas teve como principal resultado, durante sua realização, o Protocolo de Kyoto.

Que bom seria ver homem e natureza se desenvolvendo em paz
Que bom seria ver homem e natureza se desenvolvendo em paz

Ahhhhh, foi dessa reunião que surgiu esse vídeo viral!

3. Rio +20

Acho que todos se lembram dessa conferência! Isso mesmo! A Rio+20 tbm ocorreu no Rio de Janeiro, 20 anos depois a ECO-92, ou seja, em 2012. Mais de 150 países se reuniram na cidade, junto com ONGs, ativistas e muitos chefes de Estado para discutir o desenvolvimento sustentável. O encontro teve “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável” como seus principais eixos de debate.

O objetivo da Rio+20 era verificar o que foi feito nos últimos 20 anos (ECO-92 e Rio+10) para frear a degradação ambiental gerada pela busca do crescimento econômico e, além disto, discutir a falta de empenho/interesse, por parte dos países ricos, em financiar incentivos ao desenvolvimento sustentável.

Como resultados, a conferência obteve a negociação da criação de um novo órgão para conservar os nossos oceanos e uso sustentável da biodiversidade do nosso planeta. Além disso, todos os participantes entraram de acordo com o documento “O Futuro que Queremos”, que tem como objetivo a criação de um fórum dentro da ONU para o desenvolvimento sustentável. Outro importante resultado veio por meio dos países em desenvolvimento, que querem criar um fundo monetário, financiado pelo mundo desenvolvido, para a implementação da economia verde. No entanto, esta ideia não saiu do papel L

Por: Eduardo Nogueira

Continue estudando
artigo
Post do blog

Quais São os Principais Problemas Ambientais Urbanos?

Nós vivemos em um cenário em que a preocupação com o meio ambiente é cada vez melhor, principalmente nas grandes cidades. E com razão, pois os problemas ambientais urbanos se mostram cada ano mais expressivos. Separamos algumas informações importantes para que você consiga entender o problema e acertar todas as questões sobre o assunto.
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Conferências Ambientais e Sustentabilidade

Leia o resumo Como ocorrem as Conferências Ambientais e o que elas têm a ver com Sustentabilidade? e resolva os exercícios abaixo.