Três conclusões eficientes

Olá, pessoal!

Hoje vim mostrar três conclusões eficientes, uma vez que já estudamos as características e estratégias desse módulo.

Esta primeira é do ENEM 2004, que tinha como tema “Como garantir a liberdade e evitar os abusos nos meios de comunicação”. Aqui, o candidato usou propostas de intervenção  e figuras de linguagem. Observem:

“Dessa maneira, pode-se perceber que, assim como na Biologia, em que o mutualismo é a relação harmônica em que um necessita do outro para sobreviver, é necessária uma mobilização de todas as partes para o combate ao abuso dos meios de comunicação. Isso, é claro, preservando sempre a liberdade de expressão. Além disso, é indiscutível que se faz coerente uma reciclagem em todos os setores da comunicação voltada para as massas, para que se possa alcançar não só a preservação, mas a valorização dos princípios fundamentais da ética. Gutenberg, e toda a humanidade, agradecem.”

Já nessa aqui, o candidato fez uso de sua bagagem cultural para ratificar sua tese. É da UERJ 2005, e tinha como tema “Qual a melhor fase da vida?”:

“Dessa maneira, nada mais justo afirmar que a humanidade, especialmente no contexto vigente, está deixando a vida escorrer em suas mãos sem perceber. O ser humano tende a não refletir sobre o seu presente, valorizando o passado e idealizando o futuro. Porém, seria ignorante e ineficaz comparar a inocência de Narizinho, o crescimento de Capitu e o conhecimento de dona Benta. Melhor do que isso é viver o agora, para que se possa olhar para o futuro com expectativa e, ao contemplar o passado, não haja remorso ou vontade de retorno, e sim a saudade de uma fase boa. De todas elas.”

Por fim, nessa da Fuvest 2011, cujo tema era “O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo”, o candidato se antecipou às críticas e propôs soluções. Vejam:

“Portanto, podemos perceber que, embora seja radical afirmar que o altruísmo e o pensamento a longo prazo não têm mais lugar no mundo contemporâneo, não se pode negar que eles são características pontuais e, por vezes, raras e escassas. É exigido de cada indivíduo uma demanda pessoal enorme, o que faz com que, muito além de nossa vontade, não tenhamos tempo para pensarmos em mais nada. Somente com abstração e senso de responsabilidade social deixaremos de olhar para o próprio umbigo, e perceberemos que há um mundo inteiro precisando da ajuda de cada um.”

Gostaram? Observem o uso de conectivos conclusivos em todos os exemplos!

Até a próxima!

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