Tipos de colisões

Olá pessoal!

Hoje vamos estudar os diferentes tipos de colisões.É muito importante saber a teoria dessa matéria pois ela constantemente cai nas provas de vestibulares.

No choque entre dois corpos podem ocorrer perdas de energia em virtude do aquecimento, da deformação e do som provocados pelo impacto, porém, jamais haverá ganho de energia.

Portanto, o módulo da velocidade de afastamento deve ser menor ou, no máximo, igual ao módulo da velocidade de aproximação.

Como a velocidade de afastamento (V~af~) apresenta módulo menor ou igual ao módulo da velocidade de aproximação (V~ap~), a razão entre elas determina um coeficiente de restituição compreendido entre zero e um.

Colisão inelástica ou plástica: é o tipo de choque que ocorre quando após a colisão, os corpos seguem juntos (com a mesma velocidade).

Choque parcialmente elástico: é o tipo de choque que ocorre quando, após a colisão, os corpos seguem separados (com velocidades diferentes), tendo o sistema uma perda de energia cinética.

Choque perfeitamente elástico: é o tipo de choque que ocorre quando, após a colisão, os corpos seguem separados (com velocidades diferentes), e o sistema não perde energia cinética.

Até a próxima pessoal!Um abraço!

Continue estudando
Post do blog

3 aplicações dos conceitos de Impulso e Quantidade de Movimento que podem aparecer no Enem

Você acha que anda precisando de um Impulso pros seus estudos? Então você precisa variar a sua quantidade de movimento!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Impulso e Quantidade de movimento

Leia o resumo “O que é impulso? E quantidade de movimento?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo