Tipos de Argumentação I

Olá, pessoal!

Nos últimos posts (post 1, post 2) falamos um pouco sobre o desenvolvimento da redação, então resolvi dedicar alguns posts aos tipos de argumentação. Não custa nada lembrar SEMPRE que o desenvolvimento é a parte mais importante do seu texto, pois é ali que o candidato comprova sua tese e “ganha” o leitor. Dessa forma, existem algumas estratégias que, a partir de treinamento, o candidato pode seguir para incrementar sua argumentação. Falaremos hoje sobre 3 delas:

Argumento por análise de causas – Esse é o tipo mais comum de argumentação. No entanto, isso não quer dizer que ele não é eficaz. Nesse tipo de argumentação, o candidato analisa causas e consequências da problemática abordada e, assim, mostra um vasto conhecimento sobre as origens do problema, facilitando uma possível sugestão de intervenções na conclusão. Para evitar o empilhamento de ideias, é necessário abordar somente uma causa por parágrafo de desenvolvimento.

Argumento de autoridade – Nesse tipo, o candidato faz uma citação de algum conhecido especialista no assunto abordado no tema. Ao usar pensamentos e frases de outras pessoas, o candidato evidencia um vasto conhecimento cultural e fortalece sua tese. Todavia, é preciso ter cuidado ao citar ideias de outrem. Além de dizer quem foi que disse aquilo, pois não devemos nos apropriar de ideias que não são nossas, é necessário que essa citação tenha, de fato, a ver com o resto da tese.

Argumento por Exemplificações – nesse tipo de argumento, o candidato procura ilustrar a ideia que abordou no parágrafo, baseando-se na realidade direta para construir sua tese. É uma boa forma de mostrar para o leitor – e, consequentemente, para a banca – que o candidato conhece a realidade circundante. No entanto, use o exemplo apenas para comprovar sua ideia, mas não faça um parágrafo inteiro somente de exemplos, pois isso torna o texto expositivo.

Entenderam? Vocês já podem começar a praticar cada um desses tipos de argumentação. No próximo post, volto com mais estratégias para vocês.

Até lá!

Continue estudando
Post do blog

11 Citações Filosóficas Para Usar na Sua Redação

Separamos 11 citações filosóficas sobre diferentes temas para que você possa arrebentar na hora de fazer uma redação no vestibular, acompanhe abaixo:
artigo
Post do blog

Questões comentadas: texto argumentativo

Exercícios
artigo