Tema de Redação: O Hábito da Leitura

Confira o Tema de Redação da Semana 05 do Plano de Estudos! Com ele, você pode produzir uma redação e treinar a sua dissertação para o vestibular! Na sexta-feira dessa semana publicaremos um modelo de redação sobre esse tema, para que você possa analisar e comparar com a sua! Vamos nessa? :)

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Como incluir, no âmbito social, o hábito da leitura e de enriquecer o conhecimento?, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O Prêmio Vivaleitura está com inscrições abertas até o dia 21 de novembro. A iniciativa irá premiar trabalhos nas categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; ONGs, pessoas físicas, universidades, faculdades e instituições que desenvolvam trabalhos na área de leitura em Sergipe. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Educação e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura. Em cada categoria do prêmio, os vencedores recebem um prêmio no valor de R$ 30 mil. Na categoria sociedade, há a distinção da Menção Honrosa que é proporcionada a empresas que investem na formação de mediadores da leitura.

Disponível em: http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2014/11/premio-vivaleitura-abre-inscricoes-para-projetos-deincentivo-leitura.html.

TEXTO II

Disponível em: http://www.leituraalimenta.com.br/.

TEXTO III

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto, isso acontece por falta de hábito, pois, se a leitura fosse um hábito, as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm

Continue estudando
Post do blog

Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira

Tema de Redação: A questão do lixo na sociedade brasileira
artigo
Post do blog

Tema de Redação: Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo

Tema de Redação: Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo
artigo