Tema de Redação: Dissertação argumentativa – Liberdade

Agora, que o ENEM já passou, está na hora de se preparar para as provas específicas de outros vestibulares. Confira, abaixo, a proposta de redação do tema: Dissertação argumentativa – Liberdade.

JÁ CONFERIU NOSSO GABARITO ENEM 2015?


TEXTO I

Liberdade

Houve um diálogo difícil. Aparentemente não quer dizer muito, mas diz demais.

— Mamãe, tire esse cabelo da testa.

— É um pouco da franja ainda.

— Mas você fica feia assim.

— Tenho o direito de ser feia.

— Não tem!

— Tenho!

— Eu disse que não tem!

E assim foi que se formou o clima de briga. O motivo não era fútil, era sério: uma pessoa, meu filho no caso, estava-me cortando a liberdade. E eu não suportei, nem vindo de filho. Senti vontade de cortar uma franja bem espessa, bem cobrindo a testa toda. Tive vontade de ir para meu quarto, de trancar a porta a chave, e de ser eu mesma, por mais feia que fosse. Não, não “por mais feia que fosse”: eu queria ser feia, isso representava o meu direito total à liberdade. Ao mesmo tempo eu sabia que meu filho tinha os direitos dele: o de não ter uma mãe feia, por exemplo. Era o choque de duas pessoas reivindicando – o que, afinal? Só Deus sabe, e fiquemos por aqui mesmo.

(Liberdade. LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo.)

TEXTO II

Nos períodos de maior escravização do indivíduo, Grécia, Egito, artes e ciências não deixaram de florescer. Será que a liberdade é uma bobagem?… Será que o direito é uma bobagem?… A vida humana é que é alguma coisa a mais que ciências, artes e profissões. E é nessa vida que a liberdade tem um sentido, e o direito dos homens. A liberdade não é um prêmio, é uma sanção. Que há-de vir.

(ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira.)

TEXTO III

Liberdade

O pássaro é livre

na prisão do ar.

O espírito é livre

na prisão do corpo.

Mas livre, bem livre

é mesmo estar morto.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Farewell.)

Os textos da coletânea apresentam diversas visões do que conhecemos como o ato de ser livre. Considerando as suas experiências cotidianas e leituras a respeito do assunto, produza um texto dissertativo-argumentativo – entre 25 e 30 linhas -, discorrendo sobre a sua concepção de liberdade. Ao compor a sua redação, você pode incluir, por discurso indireto ou paráfrase, algumas das ideias apresentadas nos textos de apoio, fundamentando pertinentemente as suas opiniões, desde que a devida fonte seja mencionada na sua produção. Dê um título ao seu texto.

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