Tema de Redação: A relação do homem com a tecnologia em discussão no século XXI

OTema de Redação do Plano de Estudos da Semana 25 já está liberado! Quer saber qual é? Confira abaixo o tema e a proposta de redação, com a coletânea de textos, para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular!

Toda terça-feira, às 17h30, nossos professores e monitores vão discutir o tema de redação postado aqui no blog e te ajudar a construir o melhor texto do vestibular sobre o tema! Vai ficar de fora? Nesta terça, discutiremos o tema A relação do homem com a tecnologia em discussão no século XXI. Terça-feira, 20 de julho, às 17h30!

Confira, abaixo, a proposta de redação. ##

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A relação do homem com a tecnologia em discussão no século XXI, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

DAHMER, André.

TEXTO II

A gente usa a tecnologia para facilitar as nossas vidas. A cada dia, novas ferramentas e aplicativos são inventados e invadem nosso cotidiano sem pedir licença. Em contrapartida, “fazemos de tudo”, desprendemos esforços para conseguirmos o tempo que a gente diz nunca ter, e quando conseguimos, lá estamos nós, presos e grudados como zumbis em nossos celulares, tablets e notebooks. A verdade é que cada vez mais estamos reféns da tecnologia.

Com a tecnologia, temos a vontade de querer estar em vários lugares ao mesmo tempo. Estarmos em um lugar e logo receber uma atualização de amigos que estão te convidando para outro lugar, e neste outro lugar ser chamado para um outro evento e assim por diante.

Querer estar “em todas” é uma das falsas sensações que a tecnologia nos provoca. No fim acabamos por não aproveitar nenhum momento em sua totalidade e talvez isto nos cause a sensação de constante ansiedade. Aquela sensação de que sempre algo está nos faltando. Já parou para pensar que tempos atrás essas sensações não existiam?

Esta enxurrada de informações acaba nos condicionando para sempre estarmos em busca do novo, de novo e de novo. Mal acabamos de comprar algo, e logo surge uma nova versão do mesmo produto. A mídia nos impõe direta ou indiretamente o que temos que possuir para estarmos “atualizados” com o mundo. Nosso círculo social nos sugere que devemos possuir certos bens para sermos aceitos, e por aí vai.

As relações humanas nunca mais serão como antes, tudo é mediado por ela. A tecnologia nos faz pensar que estamos mais próximos, quando, na verdade, estamos mais distantes.

Disponível em: http://verbumconteudo.com.br/tecnologia/somos-refens-da-tecnologia. Acesso em 28 mar 2015 (adaptado).

TEXTO III

É preciso que se entenda que não vivemos propriamente uma época de expansão do conhecimento, mas da informação. O conhecimento acontece quando pegamos as informações e as analisamos de forma crítica e o que menos temos hoje é análise crítica, principalmente nas redes sociais. Com o declínio do hábito da leitura, o conhecimento crítico sofre uma decadência que, infelizmente, é mundial. As massas que recebem as informações estão cada vez menos preparadas para processá-las em seus cérebros. É preciso observar também que a quantidade extraordinária dessas informações faz com que a seleção que um indivíduo possa fazer delas fique muito difícil. A velocidade com que chegam, sua enorme quantidade e o declínio do senso crítico são pontos perigosos nesta relação entre o homem e a tecnologia de informação.

Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/\ed748aperigosarelacaoentreohomemeatecnologia/. Acesso em 18 mai 2015.

Continue estudando
Post do blog

Tema de Redação: Desastres ambientais – Qual o preço do desenvolvimento?

artigo
Post do blog

Tema e Proposta de Redação: A Violência nas Escolas do Brasil

Para fazer uma boa redação, não há nada melhor do que treinar. Por isso, separamos um tema e um proposta sobre a violência nas escolas. Temos até uma coletânea de textos, para você praticar a sua escrita e garantir uma boa nota do vestibular. Confira!
artigo