#SomosTodosÁgua - 4 Funções da Água nos Seres Vivos

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Competência relacionada: Área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade relacionada: H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Vamos lá! O que eu vou dizer agora não é novidade pra ninguém: A água é fundamental para a vida! 🙂

Jura, Sherlock?
Jura, Sherlock?

Mas se eu te perguntar qual é a importância da hidratação, talvez você não consiga me responder muito bem. O objetivo então é justamente esse: esclarecer algumas das funções da água no nosso organismo e no de outros seres vivos! 🙂

Regulação da temperatura corpórea

Ignorando qualquer conotação secundária e levando ao pé da letra, nós, de fato, somos bem quentes! Mamíferos e aves são os únicos animais capazes de regular a própria temperatura, sendo então chamados animais endotérmicos. A água, por ter calor específico (quantidade de energia, em calorias, necessária para aumentar 1g da substância em 1ºC) elevado, permite a regulação da temperatura de forma muito eficaz. Imaginem só se nosso corpo fosse feito de 70% metal (que geralmente possui calor específico bem menor que da água) e não de água?

Em primeiro lugar, seríamos o Terminator, o que não é tão ruim.

FABULOSO.
FABULOSO.

Em segundo lugar, a manutenção da temperatura seria absurdamente difícil. Se você, saquinho ambulante de água, já sofre de calor ao andar no sol, imagine se fosse feito de metal? Deixe um carro no sol do meio dia e entenda perfeitamente o que eu quero dizer! 😀

Além do mais, quando estamos com muito calor começamos logo a transpirar. Daí vem outro princípio da água: seu alto calor de vaporização. A água do suor, para mudar de seu estado líquido para o espaço de vapor, precisará roubar o calor do organismo, regulando a temperatura.

Fotossíntese

Vamos lá! Pense na fotossíntese. Ela é necessária para as plantas pois é o mecanismo utilizado por elas para obter glicose. Sem isso, as plantas – como você com certeza pode deduzir – morrem. 🙁 Sem organismos fotossintetizantes = sem produtores na base da cadeia. Sem produtores na base da cadeia, sem alimento pros consumidores primários. Que seriam alimento dos secundários. Que seriam alimento dos terciários… Já viu, né?

Plantas dependem de água para seu processo fotossintético. Na presença de luz e clorofila, o gás carbônico e a água são convertidos em glicose, ocorre a liberação de oxigênio e produção de água.

6 CO~2~+ 12 H~2~O → C~6~H~12~O~6~+ 6 O~2~+ 6 H~2~O

Aqui a equação, pra ficar mais claro.

Respiração

Quer ver a água na sua respiração? Vá ao espelho mais próximo (ou use seus óculos, se for o caso!) e dê uma baforada nele. Vai ver que ficou embaçado e ligeiramente molhado. Isso não é baba e sim, água.

O processo da respiração celular é bastante complexo (Mas o professor Oda pode descomplicar isso pra você aqui nesse módulo, e se eu fosse vocês, eu assistiria antes de fazer o ENEM), mas o que podemos resumir é que no processo da respiração celular, um processo aeróbico, temos a quebra da glicose e a formação de gás carbônico, energia e água.

Produção de proteínas e sua quebra

Agora que destruímos uma memória querida da sua infância, podemos dar prosseguimento!

Proteínas, como você bem deve saber, são formadas por cadeias de aminoácidos. A estrutura básica desses aminoácidos apresenta uma carboxila e uma amina.

Agora pegue outro aminoácido. Repare bem, na carboxila há um hidróxido, e na amina há hidrogênio. O hidróxido olha pro hidrogênio, o hidrogênio olha pro hidróxido, rola um clima…

Boom, se ligaram, formou-se uma molécula de água. Isso deixa tanto o carbono quanto o nitrogênio com uma ligação livre. Boom, se ligam também, formando uma ligação peptídica. Isso se trata de uma síntese por desidratação. Aqui o esqueminha.

Tá, mas e pra quebrar essa ligação peptídica na hora de digerir as proteínas? Oras, com água! Através da hidrólise, que faz a reação contrária.

Bom, gente, essas foram só algumas das funções da água nos seres vivos. Espero que tenha sido esclarecedor e que ajude vocês a entenderem melhor esse importante tema. Até a próxima!

Continue estudando
Post do blog

Tudo sobre Água, Sais Minerais e Carboidratos para seu vestibular!

Aprenda tudo sobre Água, Carboidratos e Sais Minerais para arrasar na sua prova de biologia da escola e do vestibular!
artigo
Post do blog

A Carreta Furacão te ensina sobre os principais sais minerais pra você dançar na cara do concorrente!

A Carreta Furacão parece apenas ter personagens assustadores divertidos, mas duvido que você imaginou que poderia aprender sais minerais com eles!
artigo