Senhora? Senhora? Vem aprender sobre Temas Reflexivos, senhora!

Descubra tudo sobre os Temas Reflexivos que podem cair na redação do seu vestibular!

Sabemos que o ENEM, em sua redação, costuma cobrar muitos temas voltados para política, sociedade, cultura, etc. Acha que todas as provas são assim? Existem outros vestibulares que abordam os chamados temas reflexivos. Então, para você que achava que não existe vida após o ENEM e não sabe como começar um texto com um tema diferente dos objetivos, encare suas responsabilidades e venha aprender como fazer uma redação reflexiva.

1- Procure o seu alvo

A primeira etapa na hora de escrever sobre uma temática reflexiva é encontrar as palavras-chaves do tema. Depois disso, conceitue-as e as defina, mas não em seu sentido dicionarizado: os temas reflexivos são conhecidos por serem subjetivos. Depois que esse conceito está estabelecido, é hora de ilustrar esse conceito através do seu conhecimento de mundo, exemplificando com tipos ou espécies.

Depois que você está com o seu alvo nas mãos, não deixe ele escapar.
Depois que você está com o seu alvo nas mãos, não deixe ele escapar.

2- Lembre-se das leis da física

A interdisciplinaridade está sempre em nossas vidas, não é? Então, nunca se esqueça que para toda ação, há uma reação, ou melhor: para toda causa, existe uma consequência. Lembre-se dessa lei quando estiver sem ideias para escrever sobre um tema reflexivo; fale sobre as causas e as consequências do conceito da palavra-chave.

Quando você chegar nessa etapa, comece a correr, porque o concorrente vai querer seu segredo de escrever tão bem!
Quando você chegar nessa etapa, comece a correr, porque o concorrente vai querer seu segredo de escrever tão bem!

3- Fechando com chave de ouro

E, para fechar seu texto com chave de ouro, ajude melhorar o problema apresentado no tema da redação com uma intervenção. Mas cuidado: não é uma intervenção concreta, nem materializável, ok? Esqueça as propostas de intervenção que você utilizava em redações modelo ENEM.

Com essas dicas, nenhum concorrente vai te alcançar.
Com essas dicas, nenhum concorrente vai te alcançar.

JÁ SACOU TUDO SOBRE OS TEMAS REFLEXIVOS? AGORA CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Continue estudando
Post do blog

Tema de Redação: O suicídio entre jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Sempre bom treinar a escrita de novos temas de redação. Pensando nisso, separamos um tema super contemporâneo que, infelizmente, é uma realidade entre os jovens do Brasil. Confira abaixo a proposta de redação para você treinar a sua escrita e garantir uma boa nota no vestibular! Não perca tempo!
artigo
Post do blog

Tema de Redação: A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Saiba mais sobre a intolerância religiosa em discussão no Brasil
artigo