Saiba tudo sobre funções injetoras, bijetoras e mais!

Tem função injetora, bijetora e muito mais! Vem aprender tudo sobre funções para mandar bem na sua prova de matemática!

O estudo das funções se dá no ato de estabelecer uma relação entre grandezas onde o comportamento de uma delas está diretamente ligado ao comportamento da outra, ou seja, temos variáveis; uma delas é a variável dependente e a outra é variável independente. Uma função possui também uma lei que determina a relação entre os elementos do domínio e da imagem. Hoje estudaremos o básico desse tópico, a introdução, estudando sua definição e suas classificações, portanto, bons estudos!

Definição de Função

A definição de funções é dada pelo estudo de dois conjuntos A e B não vazios, onde existe uma função f de A em B, dada por uma relação que associa a cada elemento x ∈ A um único elemento y ∈ B. Ou seja, se temos dois conjuntos A e B, estabelecemos uma relação de função de A em B, quando para cada elemento de A estiver relacionado apenas um elemento de B. Ao conjunto de partida, damos o nome de Domínio (Dom(f)) da função; ao conjunto de chegada, damos o nome de Contra-Domínio (CD(f))da função; e o conjunto dos elementos relacionados a cada elemento de A é chamado de Imagem (Im(f)) da função.

Aqui dizemos que há uma função de A -> B.

Vejamos um exemplo de uma relação:

Perceba que o Dom(f) é o conjunto A, o CD(f) é o conjunto B e a Im(f) é o conjunto formado pelos elementos {0,1,2,3}. Perceba que, no caso abaixo, NÃO temos uma relação de função, pois o elemento 4 está relacionado a mais de um elemento.

Classificação de uma função

As funções possuem três classificações: Sobrejetora, Injetora ou Bijetora.

Injetora

Funções são injetoras ou injetivas quando, para quaisquer elementos x1 ≠ x2, temos f(x1) ≠ f(x2), ou seja, são injetoras quando todos os elementos da imagem estão ligados a apenas UM elemento do domínio.

Perceba que a Im(f) = {1,3,5} e cada um desses elementos está relacionado com apenas um elemento do domínio.

Sobrejetora

Funções são chamadas de Sobrejetora ou Sobrejetiva quando o contra-domínio for o próprio conjunto imagem, ou seja, quando todos os elementos do contra-domínio estiverem relacionados com algum elemento do domínio.

Perceba que a Im(f) = {12, 3, 27} é igual ao CD = {12, 3, 27}.

Bijetora

Funções são chamadas de Bijetora ou Bijetiva quando ela é Injetora e Sobrejetora ao mesmo tempo.

Perceba que cada elemento da imagem possui apenas um elemento do domínio relacionado e o contra-domínio é igual ao conjunto imagem, logo, Bijetora.

Lei de uma Função

Para se estabelecer uma relação de função, devemos ter os conjuntos de saída e entrada como já vimos acima, mas também devemos ter algo que faça essa ligação entre os elementos desses conjuntos, ou seja, alguém que faça a relação entre eles. Para estabalecer essa relação, usamos a lei da função. Perceba alguns exemplos:

f(x) = x + 1 ; h(x) = -x² + 5 ; g(x) = 1/x

Considerando uma função de A -> B, onde A = {0, 1, 2, 3} e B = {1, 2, 3, 4, 5}, e estão definidos sob a lei f(x)=x+1, temos:

f(0) = 0 + 1 = 1

f(1) =  1 + 1 = 2

f(2) = 2 + 1 = 3

f(3) = 3 + 1 = 4

Perceba que todos os elementos do domínio possuem uma imagem no conjunto B, logo, essa é uma Injetora!

Exercícios

1) (FUVEST – 03) Seja f a função que associa, a cada número real x, o menor dos números x + 3 e – x + 5. Assim, o valor máximo de f(x) é:

a) 1

b) 2

c) 4

d) 6

e) 7

2) (Fuvest–SP) Uma função f de variável real satisfaz a condição f(x + 1) = f(x) + f(1), qualquer que seja o valor da variável x. Sabendo que f(2) = 1, determine o valor de f(5).

3) (UEFS) A imagem da função f(x) = (4x + 2) / 3 é (-¥ , 5] , para todo x pertencente a R tal que:

a) x = 13/4

b) x < 3/4

c) x = 3/4

d) x < 17/4

e) x < 11

Gabarito

1 – C

2 – f(5) = 5/2

3 – A

Continue estudando
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta

Criada por René Descartes (15961650), a Geometria Analítica tem o intuito de relacionar a álgebra com a Geometria a fim de possibilitar um estudo mais profundo de objetos geométricos.
artigo
Post do blog

O que é Função Quadrática?

Descubra o que é função quadrática com um resumo que vai te desvendar todos os conceitos sobre o tema! Prepare-se para o ENEM e vestibulares!