Sabe quais são os 3 principais movimentos migratórios mundiais? Não?! Vem ver!

Conheça os 3 principais movimentos migratórios mundiais e se prepare para arrasar na sua prova de geografia da escola e do vestibular!

1. Migração de Latinos para os EUA

O exemplo mais conhecido de migração mundial é a migração de latinos para os EUA, destacadamente a migração ilegal através da fronteira México-EUA, apesar dela ser completamente fechada com a presença de câmeras, sensores, muros e guardas ainda.

Visando a redução da entrada de latinos, os EUA adotou diversas medidas, tais como a legalização dos latinos que já residem no país, fortalecimento da fronteira e estímulo à instalação de indústrias maquiladoras no México.

2. Migração de Islâmicos para a Europa

Nos últimos anos, tem-se observado o grande número de migrantes em direção à Europa, sobretudo indivíduos advindos da Síria e da Líbia. Muitos destes migrantes, dentre os quais crianças e mulheres, chegam à Europa via Mar Mediterrâneo em embarcações precárias e sem segurança.

Dentre as razões deste deslocamento destaca-se a guerra civil, como a verificada na Síria, com a atuação do Estado Islâmico, que gera uma instabilidade política no país.

3. Migração de brasileiros para o Japão

Um dos maiores movimentos migratórios de emigração do Brasil é em direção ao Japão, principalmente após ao milagre econômico japonês. Este crescimento criou novas oportunidades de trabalho, atraindo grandes contingentes populacionais do Brasil, principalmente indivíduos descendentes de japoneses devido à proximidade cultural, os chamados Dekasseguis, que acabam sendo alocados em trabalhos pouco valorizados.
Continue estudando
Post do blog

Geografia Populacional – País populoso e País povoado

Olá, meus nerds queridos!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Migrações mundiais

Leia o resumo “O que caracteriza as migrações mundiais?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo