Resumo: Fim da URSS

ÉÉÉÉ, meus amigos…

Até Luiza voltou do Canadá para estudar para o vestibular!  Hahahaha =)

Então, não vamos marcar bobeira, Enem está chegando e quero ver todo mundo arrebentando.

Se liguem no que trouxe hoje para vocês: FIM DA URSS. Não sabe como foi, o que foi, o que é URSS? Relaxa… Leia esse resuminho e parta para o abraço!

Vamos lá!

A estagnação econômica a partir de meados da década de 1970, aliada à corrida armamentista, coloca em evidência as deficiências e distorções estruturais da sociedade soviética e a necessidade de reformas urgentes. A URSS enfrenta dificuldades crescentes para manter sua hegemonia na Europa Oriental, recua na Ásia, África e América Latina e naufraga no Afeganistão.

Fim da URSS

Perestroika

Movimento geral de desestalinização adotado a partir da ascensão de M. Gorbatchóv á secretaria geral do PCUS (11 de março de 1985) e que ao lado da glasnost (transparência), provocou reformas fundamentais em toda a vida soviética.

A perestroika, ou reconstrução econômica é iniciada em 1985, logo após a instalação do governo Gorbatchóv. Consiste num projeto ambicioso de introdução de mecanismos de mercado, renovação do direito à propriedade privada e diferentes setores e retomada do crescimento. A perestroika visa reduzir os monopólios estatais, descentralizar as decisões empresariais e criar setores comerciais, industriais e de serviços nas mãos de proprietários privados nacionais ou estrangeiros.

O Estado continua como principal proprietário, mas é permitida a propriedade privada em setores secundários de produção de bens de consumo, comércio varejista e serviços não-essenciais. Na agricultura é permitido o arrendamento de terras estatais e cooperativas por grupos familiares e indivíduos. A retomada do crescimento é projetada por meio de conversão de industrias militares em civis, voltadas para a produção de bens de consumo, e de investimentos estrangeiros.

Glasnost

Na antiga URSS, política de transparência que tinha como objetivo permitir uma renovação da vida pública.

A glasnost, ou transparência política, foi desencadeada paralelamente ao anúncio da perestroika e considerada essencial para mudar a mentalidade, acabar com a burocracia e criar uma vontade política geral de realizar as reformas.

Abrange o fim da perseguição aos dissidentes políticos, marcada simbolicamente pelo retorno do exílio do físico Abdrei Sakharov, em 1986, e inclui campanhas contra a corrupção e a ineficiência administrativa, realizadas com a intervenção dos meios de comunicação e a crescente participação da população.

Avança ainda na liberalização cultural, com a liberação de obras proibidas, a permissão para a publicação de uma nova safra de obras críticas ao regime e a liberdade de imprensa, caracterizada pelo numero crescente de jornais e emissoras de rádio e TV que abrem espaço às críticas.

Então, é isso aí, meus amigos! Até semana que vem!

(fonte Mundo Vestibular)

Continue estudando
artigo
Post do blog

Da Guerra Fria à queda do Muro de Berlim: desintegração da URSS e o fim da bipolaridade

Provavelmente você já estudou bastante Revolução Russa, o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e também Guerra Fria, mas e o fim da URSS? Você sabe como rolou?
artigo
Post do blog

Mapa Mental: O Fim da URSS

Saiba tudo sobre o fim da URSS com este mapa mental e garanta uma nota 10 na sua prova de história! :3