
Que tal um resumo para revisarmos o conteúdo? Hoje vamos relembrar os conceitos de Transmissão de calor. Fiquem atentos pois essa matéria é comum aparecer nas provas!
Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes, por meio da condução, irradiação e convecção térmica. Entenda melhor cada uma dessas maneiras de transporte e passagem de calor.
É a situação em que o calor se propaga através de um “condutor”. Ou seja, apesar de não estar em contato direto com a fonte de calor, um corpo pode ser modificar sua energia térmica se houver condução de calor por meio de outro corpo, ou por outra parte do mesmo corpo.
Exemplo: A única parte da panela que está em contato direto com o fogo é seu fundo, porém sua parte superior também esquenta.
Outra forma de transmissão de calor é a propagação de energia térmica. Dessa maneira, não há necessidade de um meio material para acontecer o transporte, pois o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas.
Exemplo: forno microondas. O aparelho aquece os alimentos sem haver contato com eles, e ao contrário do forno à gás, não é necessário que ele aqueça o ar. Enquanto o alimento é aquecido há uma emissão de microondas que fazem sua energia térmica aumentar, elevando a temperatura.
Essa forma de transmissão de calor se estabelece a partir de movimentos de massas fluidas, trocando de posição.
Exemplo: o ar em torno do aquecedor se aquece, tornando-se menos denso que o restante. Com isto, ele sobe e o ar frio desce, havendo uma troca de posição do ar quente que sobe com o ar frio que desce. A este movimento de massas de fluido chamamos convecção e as correntes de ar formadas são correntes de convecção.
Gostou do nosso resumo? Aproveite para revisar o conteúdo e fique pronto para as provas!