Resumo da cinemática

Bom dia galera! Estudando muito para as provas? É isso aí, não podemos dar mole!

Bom, hoje começaremos nossa revisão para o Enem.

Para entendermos os conceitos físicos (dessa e das outras partes da matéria ) temos primeiramente que verificar as grandezas envolvidas na nossa análise . A cinemática estuda os movimentos dos corpos, sendo principalmente os movimentos lineares e circulares os objetos do nosso estudo. Começaremos hoje pelos conhecidos M.R.U. e M.R.U.V. .

Bom, temos que saber as nossas grandezas, certo? Temos 4 delas envolvidas, que são:

-Deslocamento (ΔS)

-Velocidade ( V )

-Tempo (Δt)

-Aceleração ( a )

Com posse dessas informações, vamos começar a relacioná-las entre si, de um jeito fisicamente lógico, para entendermos o nosso movimento.

No M.R.U. , temos um movimento que não sofre variações, nem de direção (ele é retilíneo né?) e nem sofre mudanças na sua velocidade (vemos que a aceleração não entra nessa nossa análise). Pela nossa experiência, sabemos que quanto mais rápido andarmos e se andarmos por mais tempo, chegaremos mais longe. Portanto, podemos relacionar as nossas grandezas da seguinte forma:

ΔS= V.Δt

No M.R.U.V. , temos agora a introdução da aceleração (ele é uniformemente variado). Sabemos, também, que se quanto mais acelerarmos (ou seja, aumentarmos ou diminuirmos a velocidade  [ a relação entre velocidade e aceleração se da pela formula : a=ΔV/Δt] ) andaremos mais ou menos certo? Fazemos a nossa relação agora por meio da seguinte equação:

ΔS= V₀.t + ½.a.t²

Vemos que o nosso deslocamento aumenta ou diminui conforme variamos as nossas (desculpe o trocadilho rs) variáveis. Entender o que acontece na realidade é de fundamental importância para entendermos as formulas e como aplicá-las nos exercícios.

Temos outra relação entre essas variáveis, que é dada pela formula:

V²= V₀² + 2.a.ΔS

Nessa equação (conhecida como Torricelli) não temos a variável do tempo, o que pode nos ajudar em algumas questões, quando o tempo não é uma informação dada, por exemplo.

Antes de finalizarmos, gostaria de fazer algumas observações, para nos entendermos melhor.

O nosso objetivo é o de revisar a matéria, explicações de como chegamos a essas formulas que vimos ai em cima não são para esse momento. O importante é vc’s entenderem o conceito físico aplicado e perceberem que as equações são um tratamento matemático para as esses conceitos na realidade.

Como elas são equações, podemos sempre desenhar gráficos para elas, tais como SxT ou VxT. Ao se deparar com esses gráficos, não se assustem, apenas usem as propriedades aprendidas nas aulas de matemática, e verão que as informações se transformam em algo de fácil manipulação.

Mais uma coisinha:

SEMPRE prestem atenção nos sinais das suas variáveis! Se você considera sua velocidade para a direita como sendo positiva, por exemplo, e o carrinho tem movimento acelerado retardado (ou seja, ele freia) o sinal do seu “a” será negativo, pois ela estará apontando contra o movimento!

Na verdade, mais duas coisinhas hehehe.

SEMPRE prestem atenção nas unidades!!!

Em breve postarei as principais unidades no S.I. (Sistema Internacional) para vc’s decorarem elas. Ok?

Bom galera, por hoje ficamos por aqui. Meu email é eduardo@descomplica.com.br , qualquer coisa, podem mandar. Estou no twitter, lá eu sempre avisarei sobre novidades dos vestibulares e atualizações aqui do blog. E sintam-se em casa para deixar seus comentários ai em baixo.

Abraços e beijos. Até a próxima!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Exercícios de Movimento Uniforme

Vamos fazer exercícios de movimento uniforme?
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Velocidade Média

Leia um resumo sobre Velocidade Média e responda as questões de vestibulares abaixo!