Redação Pronta – Enem 2007

Olá, meus amigos,

Como andam os estudos? Agora é a reta final, portanto, o Desconversa selecionou um exemplo de redação pronta aos moldes do ENEM para vocês! O tema foi escolhido especialmente, levando em consideração o pedido de nossa leitora Miiyn que pediu uma redação sobre homossexualidade. Para isso, o tema que será  “O desafio de se conviver com a diferença”, tema do Enem de 2007. Um tema mais global, que permitia ao candidato sair um pouco da esfera brasileira e pensar no mundo, mas ainda se mostrando um cidadão atualizado e disposto a propor soluções para a situação-problema. Na coletânea de textos dessa prova, constava uma parte da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO. Para quem não conhece esse importante braço da ONU, vale a pena visitar o site do escritório em Brasília.

Vejamos o exemplo:

Revolução das Espécies

Na escola, estudamos a Teoria da Evolução das Espécies, que afirma que só os mais aptos são capazes de sobreviver. Aprendemos, também, que a biodiversidade é essencial para o equilíbrio e a manutenção da vida na Terra. Entretanto, o mais avançado dos animais, o homem, parece ainda relutar para conviver com diferenças ideológicas, individuais e culturais, esquecendo-se que, embora sejamos uma sociedade de massa, ainda guardamos individualidades e características próprias, vitais para a nossa própria sobrevivência.

A humanidade se vangloria dos avanços tecnológicos e nos meios de comunicação, porém, por vivermos em sociedades desiguais, nem todos têm acesso a eles. A falta de informação para e sobre alguns nichos sociais dificulta o intercâmbio cultural e acentua o desconhecimento em relação ao outro. Sabemos tanto sobre a Europa e tão pouco sobre os países da África justamente por causa dessa desconexão informacional.  Tal fato faz aumentar o preconceito em relação àquilo que é diferente, o que poderia ser reduzido com a obtenção e divulgação de informações de maneira democrática e igual.

Além disso, em um contexto capitalista e competitivo, vivencia-se uma disputa cada vez mais acirrada no mercado de trabalho. Enquanto lutamos por status e posições sociais, cultuamos o individualismo, o que nos deixa míopes. Visando o próprio crescimento e sobrevivência no concorrido mundo contemporâneo, ficamos tão preocupados com nós mesmos que passamos a não enxergar as diferenças particulares e singulares, tão válidas e importantes para o equilíbrio social. Não são necessárias lentes de aumento, mas menos egoísmo para percebermos os outros ao redor.

Ainda, cabe apontar a espetacularização das diferenças por parte da mídia. Esta, que veicula informações prontas e tendenciosas, estimula a cultura da superficialidade. Ao rotular etnias, culturas e religiões, apontando somente algumas características e vendendo-as como um todo definido, criam-se realidades distantes e redutoras. Tais estereótipos contribuem para a intolerância e para os julgamentos imediatos e sem base crítica. É por isso que relacionamos, de maneira ignorante, Oriente Médio a terrorismo e lutas religiosas, e Brasil a carnaval e futebol, como se isso os definisse.

Dessa maneira, é possível entender os motivos pelos quais o homem tem tanta dificuldade para lidar e conviver com as diferenças individuais e culturais. Todavia, precisamos abrir os olhos e usar nossa capacidade de raciocínio e escolha para convivermos com aquilo que é diferente de nós. É necessário juntarmos os conhecimentos que aprendemos em biologia, de Evolução a Biodiversidade, para compreendermos que elas possuem igual importância para o equilíbrio e manutenção de nossa espécie, e que as pluralidades são o que torna o ser humano tão interessante, único, e especial.

Agora, é só praticar mais um pouco e escrever uma redação nota 10!

Até a próxima!

Continue estudando
Post do blog

11 propostas de intervenção para 11 possíveis temas de redação do Enem

artigo
Post do blog

REDAÇÃO PRONTA – ENEM 2006

Olá!
artigo