Redação corrigida – Compromisso do povo brasileiro com o voto.

Olá, pessoal!

Estamos a poucos dias do ENEM, estão preparados? Não se esqueçam de reler as dicas que postei aqui, e com certeza vocês terão conhecimento suficiente para elaborarem uma boa redação.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre critérios de correção de bancas de vestibular. Hoje, vou postar aqui uma redação que encontrei em uma comunidade do Orkut, e farei as correções necessárias. O tema era “O Compromisso do Povo Brasileiro com o Voto”. Observem:

A RELAÇÃO DO BRASILEIRO COM O VOTO.

É através do período eleitoral que a população tem a chance de promover um ato de cidadania e escolher seu candidato que demonstre respeito e compromisso com as questões públicas. Além de ser um exercício de direito cidadão, o voto no Brasil também é uma obrigação, mas será que o voto obrigatório ainda atende as peculiaridades do povo brasileiro?

(A autora contextualizou o tema, mas seria mais eficiente se terminasse seu parágrafo de introdução sugerindo seu posicionamento, e não questionando o leitor. Lembrem-se que o objetivo da dissertação argumentativa é convencer o leitor, e não estabelecer uma discussão com ele. Além disso, essa pergunta ficou pouco clara.)

Por ser um poder democrático o voto deve ser feito de maneira consciente, para que no futuro não gere problemas para a sociedade. Os eleitores têm a obrigação de analisar profundamente seu candidato em convicções e argumentos, para que sua cidade e seu país cresçam favoravelmente. Os candidatos também têm compromisso em relação aos eleitores e devem atender rigorosamente as necessidades públicas da população.

(Leve empilhamento de idéias! Procure, no parágrafo de desenvolvimento, analisar as causas e conseqüências da problemática proposta, uma por parágrafo.)

Geralmente esse tipo de relação não ocorre em alguns lugares do Brasil, seja por indignações ou certos atos de corrupção causando na população certas manifestações que na maioria das vezes muitos deixam de votar por estarem decepcionado com o partido e não buscam a melhoria através do voto. O voto deveria ser apenas um direito e não uma obrigação, pois aquele que não está interessado comparece à urna sem consciência do seu importante papel social, apenas pelo motivo da obrigação do voto colocando em jogo o futuro do país. Mas sabe-se que se o voto fosse livre a maioria da população não comparecia as urnas, principalmente pelo desinteresse, considerando todos os políticos ladrões e indignos de receber os seus votos.

(O primeiro período ficou confuso, seria válido reescrevê-lo. Por outro lado, a autora analisou a questão do voto obrigatório, uma das questões mais importantes quando o assunto é processo eleitoral no Brasil. Ponto para ela!)

Portanto, levando em fato os eleitores, é imprescindível que todos se conscientizem de que muitos não estão preparados para votar conscientemente. O eleitorado deve ser mais selecionado, votando apenas quando tiver convicção do seu ato, pois o voto é a arma mais vigorosa para mudar um país.

(A expressão “levando em fato os eleitores” está equivocada.)

Considerações gerais:

– Cuidado ao repetir palavras muito próximas, pois isso mostra pobreza vocabular. Procure sinônimos.

– Procure estabelecer um número equilibrado de linhas nos parágrafos.

– Aprofunde a análise de causas e conseqüências do tema proposto. Isso vai fortalecer a sua argumentação.

No próximo post, voltarei com mais uma redação pronta de um tema relevante na atualidade. Continuem deixando seus comentários e pedidos de redações aqui!

Até lá, e bom estudo!

Continue estudando
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?
artigo