Recursos Naturais: Minério de Ferro

Fala, galerinha!

Vamos falar hoje desse recurso importantíssimo para a economia mundial e que é exportando pelo Brasil em larga escala, o Minério de Ferro.

Para começar, vamos entender a diferença entre mineral e minério…

O mineral é o composto químico que encontramos na natureza tipo quartzo, por exemplo.

Já o minério é o mineral que tem algum valor econômico, por exemplo, o ferro, grafita, estanho, etc.

Histórico: Ao longo do tempo, o investimento estrangeiro na produção brasileira de ferro foi intenso, junto a isso, observamos o super investimento do governo brasileiro em obras de infra-estrutura para receber tais empresas. Rodovias e ferrovias para escoamento, hidrelétricas para a produção de energia e aprimoramento dos portos para a saída do produto.

O ferro e seus derivados estão entre os produtos mais importantes no que se diz respeito a exportação, representam quase 10% do total nacional. Os destinos mais comuns são EUA, Japão e Europa.

No Brasil os locais mais importantes de exploração são Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, Serra das Carajás, no Pará e Maciço do Urucum, no Mato Grosso.

E galera, lembrando a todos… O ferro é o principal componente do AÇO!!!  Fiquem atentos nos recursos naturais, vamos falar sobre outras no próximo post.

Abraço a todos!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Fontes de Energia

Leia o resumo “O que são fontes de energia?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

O que São Fontes de Energia?

Quem vai prestar Enem e até mesmo os vestibulares tradicionais precisa saber mais sobre fontes de energia. Afinal, a produção de energia está cada vez mais em alta e é um grande ponto de atenção.
artigo