Quiz: Gregório de Matos ou MC Livinho? Descubra com este teste!

Gregório de Matos ou funk? Boca do Inferno ou Mc Livinho? Faça este teste e descubra se você está por dentro!

Gregório de Matos ficou conhecido como Boca do Inferno, e não era para menos: inserido no contexto do barroco, seus poemas satíricos pegavam pesado contra a sociedade da época. O poeta criticava a economia da Bahia, o governador e até a Igreja. Além disso, com seus poemas eróticos, exaltava a sensualidade de suas amantes – que iam desde prostitutas até freiras, criando escândalos sexuais.

Por outro lado, Boca do Inferno também produzia poemas religiosos e líricos, expondo sua preocupação com a salvação espiritual do homem e sua angústia quanto à vida. A culpa pelo pecado, o amor e o temor a Deus marcavam presença em seus poemas. É até difícil de imaginar que o mesmo homem que explanava abertamente os segredos de Salvador pudesse ser tão angustiado. Não é difícil perceber porque Gregório é tão cobrado no vestibular.

Bem, e você sabe quem mais vive entre romantismo e ousadia? Ele mesmo: o funk. Com algumas letras críticas à sociedade atual e outras voltadas para a mais pura ostentação, o funk dá a voz à periferia – e, se pensarmos um pouquinho, é muito parecido com o que Gregório de Matos escreveria se vivesse hoje. Será que você consegue identificar qual é qual? Faça o teste e descubra!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Barroco

Leia o resumo “O que é o Barroco?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Barroco

Aprenda as principais características do Barroco, de uma vez por todas, com esse Mapa Mental incrível! Confira: