Questões Comentadas: Unificações Italiana, Alemã e Americana

Leia o resumo “Como ocorreram as unificações da Alemanha, Itália e EUA no séc. XIX?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (UNESP) As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu. Entre os acontecimentos históricos desencadeados pelos processos de unificações, encontram-se:

a) a ascensão do bonapartismo na França e o levante operário em Berlim.
b) a aliança da Alemanha com a Inglaterra e a independência da Grécia.
c) o nacionalismo revanchista francês e a oposição do Papa ao Estado italiano.
d) a derrota da Internacional operária e o início da União Europeia.
e) o fortalecimento do Império austríaco e a derrota dos fascistas na Itália.

2. (UECE) A personagem histórica que teve fundamental importância no contexto da Unificação Italiana e lutou, também, na Revolução Farroupilha, no sul do Brasil, na segunda metade do século XIX, foi:

a) Camilo de Cavour.
b) Otto Von Bismark
c) Benjamin Disraeli
d) Benito Mussolini
e) Giuseppe Garibaldi

3. (Fuvest) Da vitória dos estados nortistas na “Guerra de Secessão” resultou:

a) diminuição do número de pequenos e médios proprietários e o crescimento da aristocracia rural no sul.
b) unificação do mercado interno, desenvolvimento capitalista e transformação dos EUA em potência econômica.
c) anexação da região do Texas ao território dos EUA.
d) extinção do tráfico de escravos negros para os EUA.
e) regulamentação, pelo compromisso do Missouri, dos territórios que passaram a ser escravistas ou livres.

4. (Ufv) “Os Estados Confederados podem adquirir novo território. […] Em todos esses territórios, a instituição da escravidão negra, tal como ora existe nos Estados Confederados, será reconhecida e protegida pelo Congresso e pelo governo territorial; e os habitantes dos vários Estados Confederados e Territórios terão o direito de levar para esse território quaisquer escravos legalmente possuídos por eles em quaisquer Estados ou Territórios dos Estados Confederados […].”

(“Constituição dos Estados Confederados da América”, Art. IV, seção 3, 1861.)

O texto acima reflete um dos pontos centrais de discórdia que geraram a Guerra Civil Americana. Esta guerra civil foi o resultado:

a) da ação imperialista americana que, a partir da Doutrina Monroe, passou a intervir na América Latina.
b) da luta entre os colonos e a Metrópole Inglesa, o que redundaria na independência dos Estados Unidos.
c) da Grande Depressão, intensificando a pobreza e o desemprego nas grandes cidades americanas.
d) da luta pelos direitos civis, particularmente dos negros, forçando uma reinterpretação da Constituição Americana.
e) da oposição dos interesses dos Estados do Sul e do Norte em torno da questão da escravidão e da expansão para o Oeste.

5. (ESPM) As imagens mostram dois importantes personagens da história europeia do século XIX, figuras que expressaram com sua liderança o sentimento nacionalista:

a) a figura I é de Bismarck, ministro prussiano e articulador do processo de unificação da Alemanha – a figura II é de Vitor Emanuel, rei do Piemonte-Sardenha e primeiro rei da Itália unificada;
b) a figura I é de Guilherme I, declarado kaiser do II Reich alemão em 1871 – a figura II é de Vitor Emanuel, rei do Piemonte-Sardenha e primeiro rei da Itália unificada;
c) a figura I é de Von Moltke, o comandante prussiano responsável pela unificação alemã – a figura II é de Giuseppe Garibaldi, líder dos camisas vermelhas, forças populares republicanas, que combateram pela unificação da Itália;
d) a figura I é de Bismarck, representante da aristocracia prussiana e artífice da unidade alemã – a figura II é Giuseppe Garibaldi, herói da unificação italiana e líder dos camisas vermelhas;
e) a figura I é do kaiser Guilherme I, fundador do II Reich alemão – a figura II é de Camilo Cavour, ministro do reino do Piemonte-Sardenha e artífice da unificação italiana.

GABARITO

  1. C

Comentário: O revanchismo francês, citado na questão C, trata-se do sentimento de “vingança” que fica presente na França após a vergonhosa derrota na guerra franco-prussiana, que daria origem a unificação alemã. A questão do vaticano é outro problema antigo enfrentado pela Itália, que só terá fim com o Tratado de Latrão, no século XX.

  1. E

Comentário: Giuseppe Garibaldi foi, além de tudo, um forte representante do liberalismo pelo mundo afora e lutou no Brasil durante a Revolução Farroupilha. Sua presença em nosso território também está muito ligada ao contingente de imigrantes europeus no sul do pais.

  1. B

Comentário: Com a derrota do sul do EUA na guerra de secessão, o país passa a unificar a economia, suprimindo o conservadorismo e dando prosseguimento aos sentimentos industriais e capitalistas presentes no norte do país. Pouco tempo depois os EUA conseguem valor para serem considerados uma potência econômica.

  1. E

Comentário: Como trata a afirmação da questão E, o principal motivo da guerra se secessão foi a questão da escravidão, defendida pelos confederados sulistas. O outro motivo muito menos tratado é a expansão para o Oeste, que refletia uma busca incessante por novos territórios e zonas de influência.

  1. D

Comentário: Um grande nome da História alemã se encontra na primeira figura, tratando-se de Otto Von Bismark, representando a burguesia industrial ele conquista a ferro e sangue a unificação Alemã. Na segunda imagem temos Giuseppe Garibaldi, representando da massa popular italiana e precursor da unificação da Itália.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Era Napoleônica

Confira um lindo mapa mental sobre a Era Napoleônica e prepare-se cada vez mais pro vestibulares e ENEM!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: O Século XIX e suas Repercussões

Quer saber mais sobre o Século XIX e suas Repercussões? A gente tem um mapa mental pronto para tirar todas as suas dúvidas! Confira: