Questões Comentadas: Sistema Nervoso

Leia o resumo “Como funciona o sistema nervoso?” e resolva os exercícios abaixo.

1.  (FaZU-2001) A região de encontro entre os neurônios e entre neurônios e órgãos, onde ocorre a transmissão química de impulsos elétricos, é denominada:

a) desmossomos
b) axônio
c) neuroglia
d) bainha de mielina
e) sinapse

2.(Mack-2008) Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta:

a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.
b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.
c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.
d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.
e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.

3. (Fuvest-2004) O esquema representa dois neurônios contíguos (I e II), no corpo de um animal, e sua posição em relação a duas estruturas corporais identificadas por X e Y.

a) Tomando-se as estruturas X e Y como referência, em que sentido se propagam os impulsos nervosos através dos neurônios I e II?

b) Considerando-se que, na sinapse mostrada, não há contato físico entre os dois neurônios, o que permite a transmissão do impulso nervoso entre eles?

c) Explique o mecanismo que garante a transmissão unidirecional do impulso nervoso na sinapse.

Gabarito:

1. Resolução passo a paso: E

A transmissão de impulso nervoso que ocorre entre um neurônio e outro, através de neurotransmissores, chama-se sinapse. Logo, a única opção correta é e letra E. As outras opções estão incorretas, já que desmossomos são um tipo de junção celular. Axônio é a célula nervosa onde ocorre o impulso nervoso. Neuroglia são células da glia que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios. E bainha de mielina é formada por células lipídicas (células de Schwann) que isolam o impulso elétrico.

2. Resolução passo a paso: A

Os neurotransmissores são substâncias químicas que são transmitidas de um neurônio para o outro através da fenda sinaptica dos telodendros de um neurônio para os dendritos de outro neurônio. Eles atravessam o corpo celular até chegar ao axônio.  Sendo assim, somente a letra A está correta.

3.  Resolução passo a paso:

a) Os impulsos irão se propagar de Y para X.

b) A transmissão do impulso nervoso de um neurônio para o outro ocorre na fenda sinaptica pela liberação e passagem de substâncias químicas, chamadas neurotransmissores. Elas vão dos telodendros ou terminações do neurônio II para os dendritos do neurônio I.

c) Pode-se saber que a transmissão do impulso nervoso ocorre em uma única direção, já que as vesículas que enviam os neurotransmissores somente estão presentes nos telodendros.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Tecido e Sistema Nervoso

Que tal se preparar para o vestibular? Confira esse mapa mental sobre Tecido e Sistema Nervoso:
artigo
Post do blog

Quais as principais características do tecido nervoso?

Além de conhecer as funções do Sistema Nervoso, é importante conhecer o tecido nervoso, que o compõe. Aprenda tudo sobre o assunto com este resumo completo!
artigo