Questões Comentadas: Romantismo

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1. (FUVEST) _“O indianismo dos românticos […] denota tendência para particularizar os grandes temas, as grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira.”
_(Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira)

Considerando-se o texto acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:
a) procurou ser uma cópia dos modelos europeus.
b) adaptou a realidade brasileira aos modelos europeus.
c) ignorou a literatura ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d) deformou a tradição brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.
e) procurou adaptar os modelos europeus à realidade local.

Gabarito: E

Comentário: A forma e temática romântica chegaram às terras brasileiras por meio de autores que estudaram no continente europeu. No entanto, era necessário adaptar-se à realidade brasileira, visto que se vivia um período de constantes transformações políticas e sociais, como a instalação da corte portuguesa e, posteriormente, a Independência do Brasil (fazendo com que o território brasileiro deixasse de ser uma colônia), o que proporcionou aos autores dessa escola um sentimento nacionalista.

2. (FUVEST)
_“Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso… e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.”
_(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)

Neste excerto, o eu-lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu-lírico manifesta a:
a) ironia romântica.
b) tendência romântica ao misticismo.
c) melancolia romântica.
d) aversão dos românticos à natureza.
e) fuga romântica para o sonho.

Gabarito: Letra A

Comentário: Ao longo do poema, percebemos que o autor ironiza a idealização amorosa, uma das principais características do Romantismo. As obras de Álvares de Azevedo se dividem em três partes: a primeira segue os preceitos de linguagem subjetiva do romantismo e o alto sentimentalismo; já a segunda – contida neste poema e que nos interessa – representa uma nova visão do autor, que ironiza características de exaltação amorosa e aborda sobre os falsos valores morais, mostrando também, a condição de desajuste do eu lírico durante o período Ultrarromântico.

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3. Leia o poema abaixo e a seguir, responda o que é pedido:

Mocidade e Morte
Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh’alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n’amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma…
Nos seus beijos de fogo há tanta vida…
– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.

No trecho acima, de Castro Alves, reúnem-se vários dos temas e aspectos mais característicos de sua poesia. São eles:
a) identificação com a natureza, condoreirismo, erotismo.
b) aspiração de amor e morte, sensualismo, exotismo.
c) sensualismo, aspiração de absoluto, nacionalismo, orientalismo.
d) personificação da natureza, hipérboles, sensualismo velado, exotismo.
e) aspiração de amor e morte, condoreirismo, hipérboles.  

Gabarito: Letra A

Comentário: Castro Alves é o autor mais importante da 3ª Geração Romântica, também conhecida como Condoreira. Sua poesia possuía uma denúncia social (como por exemplo, abordava seus anseios pela abolição da escravatura) sobre a época em que vivia, como também aprofundou sua lírica amorosa por meio de uma sensualização feminina. Além disso, também possuía um sentimento nacionalista diferente das gerações anteriores, pois afastava-se da relação de idealização.


4. (VUNESP) Leia atentamente os versos seguintes:

“Eu deixo a vida com deixa o tédio_
Do deserto o poeta caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um mineiro.”_

Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:
a) revolta diante da morte.
b) aceitação da vida como um longo pesadelo.
c) aceitação da morte como a solução.
d) tristeza pelas condições de vida.
e) alegria pela vida longa que teve.

Gabarito: Letra C

Comentário: A 2ª Geração Romântica é marcada pelo alto sentimentalismo do eu lírico e seu sentimento de insatisfação mediante à época em que vivia. Nesse tempo, também chamado de “mal do século”, os indivíduos não se sentiam incluídos à sua realidade, expressando no âmbito literário um conflito interno, com aspectos pessimistas e egocêntricos; além disso, também faziam uma aproximação com a morte, como se fosse a única saída para livrar-se de suas lamentações sobre a vida.

5. (UEL) O romance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século ….., retratando sobretudo …..; era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de ….. .

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem:
a) XVII – a alta aristocracia – conto.
b) XVIII – o mundo burguês – folhetim.
c) XVIII – o mundo burguês – crônica.
d) XIX – o mundo burguês – folhetim.
e) XIX – a alta aristocracia – crônica

Gabarito: Letra B

Comentário: O Romance começou a se desenvolver no continente Europeu no século XVIII e chegou às terras brasileiras no século XIX. Nas prosas românticas, como a burguesia estava em ascensão, é possível perceber que os autores buscam descrever o cenário burguês. Esses textos eram produzidos na forma de folhetins, dividido em capítulos e também possuíam as características de uma narrativa.

6. (UEL) Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas do texto inicial.

Foi característica das preocupações ……….. do poeta ………. tomar como protagonista de seus poemas a figura do …………, afirmando em seu caráter heroico, em sua bravura, em sua honra – qualidades que a rigor o identificavam com o mais digno dos cavaleiros medievais.
a) nacionalistas – Gonçalves Dias – índio brasileiro.
b) mistificadoras – Álvares de Azevedo – sertanejo solitário.
c) cosmopolitas – Castro Alves – operário nordestino.
d) ufanistas – Monteiro Lobato – caipira paulista.
e) regionalistas – João Cabral de Melo Neto – trabalhador rural.

Gabarito: Letra A

Comentário: A 1ª Geração Romântica, também conhecida como Nacionalista ou Indianista foi influenciada pelo contexto histórico da época, que buscou criar uma identidade brasileira por meio da figura nativa: o índio. Gonçalves Dias foi um dos principais autores dessa geração a retratar essa realidade idealizada. Já as outras alternativas não fazem referência à 1ª Geração Romântica e trazem aspectos incorretos.

7. (UFC) Analise as declarações sobre o Romantismo no Brasil.
I. O público leitor romântico se constituiu basicamente de mulheres e estudantes.
II. Com a popularização do romance romântico, obras passaram a ser escritas para o consumo.
III. O romance romântico veio atender uma necessidade de um público predominantemente rural.

 a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Apenas I e II são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.

Gabarito: Letra D

Comentário: A única informação que não condiz com a escola romântica é o item III, visto que o Romantismo foi criado para satisfazer as necessidades da época e retratar o cenário burguês, que estava em ascensão. Nesse contexto, não há nenhuma relação com o ambiente rural.

8.(MACKENZIE) A natureza, nessa estrofe:

_“Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco,
Já solta o bogari mais doce aroma!
Como prece de amor, como estas preces,
No silêncio da noite o bosque exala.”
_(Gonçalves Dias)

Obs.: tamarindo = árvore frutífera; o fruto dessa mesma planta
bogari = arbusto de flores brancas

a) é concebida como uma força indomável que submete o eu lírico a uma experiência erótica instintiva.
b) expressa sentimentos amorosos.
c) é representada por divindade mítica da tradição clássica.
d) funciona apenas como quadro cenográfico para o idílio amoroso.
e) é recriada objetivamente, com base em elementos da fauna e da flora nacionais.

Gabarito: Letra B

Comentário: Gonçalves Dias é um dos principais nomes da 1ª Geração Romântica. No poema, ele relaciona seus sentimentos amorosos junto à descrição do cenário natural. Percebemos a expressão de seus sentimentos a partir da comparação no verso “Como prece de amor, como estas preces”.

9. (UNIFESP) Nos versos, evidenciam-se as seguintes características românticas:

Meus oito anos
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!
(Casimiro de Abreu)

a) nacionalismo e religiosidade.
b) sentimentalismo e saudosismo.
c) subjetivismo e condoreirismo.
d) egocentrismo e medievalismo.
e) byronismo e idealização do amor

Gabarito: Letra B

Comentário: No poema de Casimiro de Abreu, conseguimos perceber a apresentação de sentimentos do eu lírico e um sentimento de saudosismo à infância. No Romantismo, era muito comum os autores produzirem uma fuga imaginária frente à realidade de suas vidas, com isso, a infância era um dos momentos mais retomados, que relembrava a pureza e inocência da época.

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10. (PUC) Assinale a alternativa que identifica as qualidades do Romantismo presentes no poema “O poeta”, de Álvares de Azevedo:

“No meu leito adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante do meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!”

a) É do Romantismo, pela imagem da mulher amada idealizada.
b) O poema pertence ao Romantismo porque tem rimas emparelhadas.
c) Porque tem metáforas.
d) Porque apresenta um poeta enamorado.
e) Porque trata a natureza de forma humanizada.

Gabarito: Letra A

Comentário: No poema de Álvares de Azevedo, percebemos o eu lírico idealizando a imagem feminina. A linguagem subjetiva e a presença da pontuação exclamativa reforçam e contribuem para a formação de seu significado. O eu lírico compara a amada com elementos naturais, que fazem referência não somente à beleza, como também na pureza, inocência, ao relacioná-la com uma flor.

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