Questões Comentadas: Revolução Verde

Leia o resumo “O que é a Revolução Verde e como ela se relaciona com a agricultura brasileira?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM 2010)  A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia.

(Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98). Ribeiro, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos.Araraquara: Wunderlich, 2001 (adaptado).

O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência

a) dos impactos sociais da modernização da agricultura.

b) da recomposição dos salários do trabalhador rural.

c) da exigência de qualificação do trabalhador rural.

d) da diminuição da importância da agricultura.

e) dos processos de desvalorização de áreas rurais.

2.(ENEM 2011) O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da

a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.

3. (ENEM 2011)

SILVA, E. S. O. Circuito espacial de produção e comercialização da produção familiar de tomate no município de São José de Ubá (RJ). In: RIBEIRO, M. A.; MARAFON, G. J. (orgs.). A metrópole e o interior fluminense: simetrias e assimetrias geográficas. Rio de Janeiro: Gramma, 2009 (adaptado).

O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra

a) a autonomia do setor primário.
b) a importância do setor financeiro.
c) o distanciamento entre campo e cidade.
d) a subordinação da indústria à agricultura.
e) a horizontalidade das relações produtivas.

GABARITO

1. A

Comentário: Nesta questão é importante entender que a modernização do campo tornou menos necessária a permanência de mão de obra no espaço rural, gerando êxodo rural e acentuando o processo de urbanização

2. C

Comentário: Nesta questão é importante lembrar do impacto gigantesco do agronegócio e da cultura da soja no centro-oeste, área de predomínio do bioma cerrado, avanço do agronegócio e da estrutura agrária moderna é um importante vetor de desmatamento e gera um dos mais altos indices de desmatamento no mundo, e o mais acelerado do Brasil.

3. B

Comentário: Como a estrutura agrícola moderna necessita de muitos insumos e estes por sua vez custam caro, assim como o risco do plantio em uma grande porção de terra, a alta rotatividade e circulação de capital é bastante importante e peça fundamental para a obtenção de maior produtividade e competitividade da empresa agrícola no mercado.

Continue estudando
Post do blog

Geografia Agrária: Entenda mais sobre o tema- Parte 1

O tema de hoje é a Geografia Agrária. Na primeira parte, falaremos sobre a agricultura tradicional e moderna. Já na segunda parte, falaremos sobre os diferentes tipos de pecuária no Brasil.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Agricultura e seus modelos produtivos

Leia o resumo “A agricultura e seus modelos produtivos” e resolva os exercícios abaixo.
artigo