Questões comentadas: Quais são as principais teorias evolutivas?

Leia o resumo “Quais são as principais teorias evolutivas?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (G1 2014) Em 1831 a bordo do navio Beagle, Charles Darwin, naturalista inglês, iniciou uma viagem de exploração científica pelo mundo, durante a qual fez importantes observações dos seres vivos que resultaram na publicação do livro A origem das espécies por meio da seleção natural. Nesse livro, considerado um dos mais importantes da história da Biologia, Darwin apresentou sua teoria sobre a evolução das espécies – o darwinismo –, que se baseia principalmente nas seguintes ideias: Todos os seres vivos descendem, com modificações, de ancestrais comuns. Os indivíduos com características mais vantajosas são selecionados naturalmente para a reprodução. Entre as muitas evidências apontadas como provas da evolução dos seres vivos, Darwin destacou os fósseis que encontrou em vários países por onde passou. Na Argentina, por exemplo, descobriu o fóssil de um bicho preguiça gigante com mais de 3 metros de comprimento. Essas descobertas, entre outras, ajudaram a concluir que nosso planeta foi habitado por organismos diferentes dos atuais e que muitas espécies recentes têm semelhanças com esses organismos, o que é um forte indício de parentesco evolutivo. De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) a descoberta de fósseis foi um fator que dificultou a comprovação da teoria evolucionista de Darwin

b) o darwinismo se baseou no estudo de espécies que contradizem, até hoje, a teoria da seleção natural
c) a teoria da origem das espécies, ao contrário do que Darwin esperava, não teve repercussão nos estudos da Biologia
d) as características dos indivíduos são imutáveis ao longo das gerações, pois eles são cópias idênticas dos seus ancestrais
e) os indivíduos não são exatamente iguais, apresentando diferenças que os tornam mais adaptados ou menos adaptados ao ambiente

2.(ENEM-2007) Uma equipe de paleontólogos descobriu um rastro de dinossauro carnívoro e nadador, no norte da Espanha. O rastro completo tem comprimento igual a 15 metros e consiste de vários pares simétricos de duas marcas de três arranhões cada uma, conservadas em arenito. O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros. O rastro difere do de um dinossauro não-nadador: “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada —, o que demonstra que o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas, não pisava”, afirmam os paleontólogos. Internet: (com adaptações). Qual dos seguintes fragmentos do texto, considerado isoladamente, é variável relevante para se estimar o tamanho do dinossauro nadador mencionado?

a) “O rastro completo tem 15 metros de comprimento”
b) “O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros”
c) “O rastro difere do de um dinossauro não-nadador”
d) “são as unhas que penetram no barro — e não a pisada”
e) “o animal estava nadando sobre a água: só tocava o solo com as unhas”

GABARITO

1. E

Resolvendo passo-a-passo:

A descoberta dos fósseis permitiu que os cientistas estabelecessem uma relação de parentesco entre organismos que atualmente são considerados diferentes, facilitando a comprovação de que, na teoria evolucionista de Darwin, os organismos descendiam de um ancestral comum. Com isso a opção A está incorreta. O darwinismo tem como sua principal teoria a seleção natural, em que organismos que possuem uma característica que confira adaptação ao ambiente onde vivem reproduzem-se mais e têm mais descendentes. Sendo assim, a opção B está incorreta também. Ao elaborar a teoria das espécies, Darwin quebrou paradigmas quanto aos conceitos de modificações dos organismos, sendo reconhecido até hoje como o pai da evolução pelos cientistas. Logo, a opção C está errada ao falar que “a teoria da origem das espécies, ao contrário do que Darwin esperava, não teve repercussão nos estudos da Biologia”. Na opção D, ao falar que “as características dos indivíduos são imutáveis ao longo das gerações, pois eles são cópias idênticas dos seus ancestrais”, há um caráter fixista, contrário ao que Darwin acreditava. Isso torna esta opção errada. Já na opção E, ao falar que os “os indivíduos não são exatamente iguais, apresentando diferenças que os tornam mais adaptados ou menos adaptados ao ambiente”, fala-se exatamente da teoria de seleção natural de Darwin, onde os organismos possuem características diferentes que permitem uma melhor ou pior sobrevivência. Com isso, podemos considerar esta última opção como correta.

2. B

Resolvendo passo-a-passo:

A opção A está errada, pois dizer que o rastro tem 15 metros leva em conta somente o percurso feito pelo dinossauro. A opção B está correta porque diz que o rastro de 2,5 metros de pernadas corresponde ao tamanho do animal, já que ele não poderia dar passos maiores que ele. A opção C está errada, pois dizer que o dinossauro se difere de um não-nadador não é relevante para aferir seu tamanho. Já a opção D está errada, porque o toque da unha do dinossauro no solo em vez da pisada poderia dizer o seu tamanho, caso ele o fizesse em passadas. Por último, a opção E está errada, pois somente tocar o solo com as unhas pode ser feito com um maior espaço de tempo, não sendo fiel ao tamanho do animal.

Continue estudando
Post do blog

Quais são as principais teorias evolucionistas?

A observação e a classificação dos seres vivos sempre demonstraram que os organismos poderiam ser agrupados devido a suas semelhanças ou diferenças. Sendo assim, os organismos poderiam distinguir-se uns dos outros, o que deu margem às produções de teorias evolucionistas. Vamos saber um pouco mais sobre elas com um vídeo do professor Oda e, logo em seguida, com um super resumo:
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Evolução – Conceitos Básicos

Imagina um mapa mental para te explicar os conceitos básicos de Evolução! Imaginou? O Descomplica preparou para você 😀 Confere aqui!
artigo