Questões Comentadas: Palavras Variáveis e Invariáveis

Resolva os exercícios abaixo e treine seus conhecimentos sobre Palavras Variáveis e Invariáveis.

1. Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:

a) enigma- idioma- cal
b) pianista – alface – aguardente
c) edema – dó (pena) – champanha
d) dinamite – telefonema– omoplata
e) cal – dó – sentinela

2. O plural dos substantivos ‘’couve-flor’’, ‘’pão-de-lo’’ e ‘’amor-perfeito’’, é:

a) couve-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos
b) couves-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos
c) couves-flores; pão-de-ló; amor-perfeitos
d) couves-flores; pão-de-lós; amores-perfeitos
e) couves-flor; pães-de-ló; amores-perfeito

3. O item em que a locução adjetiva NÂO corresponde ao adjetivo dado é:

a) cefálico: de cabeça
b) sacarino: de açúcar
c) capilar: de cabra
d) encefálico: de cérebro
e) vítreo: de vidro

4. O significado do numeral coletivo está somente correto em:

a) resma: cem folhas
b) sesquicentenário: período de seiscentos anos
c) biênio: período de dois anos
d) dístico: estrofe de quatro versos
e) quatriênio: período de três anos quatro vezes consecutivas

5. Das classes de palavra abaixo, as invariáveis são:

a) interjeição – advérbio – pronome possessivo.
b) numeral – substantivo – conjunção.
c) artigo – pronome demonstrativo – substantivo.
d) adjetivo – preposição – advérbio.
e) conjunção – interjeição – preposição.

6. A alternativa que apresenta classes de palavras cujos sentidos podem ser modificados pelo advérbio são:

a) adjetivo – advérbio – verbo.
b) verbo – interjeição – conjunção.
c) conjunção – numeral – adjetivo.
d) adjetivo – verbo – interjeição.
e) interjeição – advérbio – verbo.

7. (PUC) No trecho: “Todo romancista, todo poeta, quaisquer que sejam os rodeios que possa fazer a teoria literária, deve falar de … o mundo e o escritor fala, eis a literatura.” A palavra destacada é:

a) advérbio de inclusão
b) palavra denotadora de inclusão
c) advérbio de designação
d) palavra denotadora de designação
e) conjunção subordinativa

8. A única alternativa em que as palavras são, respectivamente, substantivo abstrato, adjetivo biforme e preposição acidental é:

a) beijo-alegre-durante
b) remédio-inteligente-perante
c) feiura-lúdico-segundo
d) ar-parco-por
e) dor-veloz-consoante

9. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre contração de uma preposição com um pronome demonstrativo:

a) Estou na mesma situação.
b) Neste momento, encerramos nossas transmissões.
c) Daqui não saio.
d) Ando só pela vida.
e) Acordei num lugar estranho.

10. A classe de palavras que é empregada para exprimir estados emotivos:

a) adjetivo.
b) interjeição.
c) preposição.
d) conjunção.
e) advérbio

GABARITO

1. C

Comentário: Alguns substantivos podem apresentar mudança de significado devido à alteração de gênero, como no caso da palavra grama. Precedido pelo artigo o, o substantivo é masculino e se refere a uma unidade do sistema de medidas de massa; já com o artigo a anteposto, o substantivo é feminino e se refere a um tipo de vegetação. Há, entretanto, substantivos que, considerando a língua culta, somente pertencem a um gênero, como no caso de edema, – dó (pena) e champanha, que são palavras masculinas. São também do gênero masculino: o enigma, o idioma e o telefonema; do feminino, a cal, a alface, a aguardente, a dinamite, a omoplata e a sentinela. Por sua vez, pianista é um substantivo comum de dois gêneros, cuja diferenciação é feita por um artigo ou por um pronome: o pianista/a pianista; aquele pianista/aquela pianista.

2. B

Comentário:Na formação do plural dos substantivos compostos, tem-se como regra que os dois elementos vão para o plural se ambos forem substantivos (couve-flor: couves-flores); a mesma regra se aplica quando há substantivo + adjetivo (amor-perfeito: amores-perfeitos). Flexiona-se somente o primeiro elemento quando a formação for a seguinte: substantivo + preposição clara + substantivo (pão-de-ló: pães-de-ló).

3. C

Comentário: Locução adjetiva é o agrupamento de duas ou mais palavras equivalentes a um único adjetivo. No caso em questão, a locução não estabelece nenhuma correspondência com o adjetivo que a precede, pois capilar é um adjetivo relativo aos cabelos e a um vaso finíssimo que une a circulação sanguínea arterial à circulação venosa. A alternativa c estaria certa se no lugar de capilar estivesse caprino.

4. C

Comentário: Resma é o conjunto de 500 folhas de papel; sesquicentenário é o período de cento e cinquenta anos; dístico é a estrofe de dois versos e quatriênio é o período de quatro anos.

5. E

Comentário: Palavras invariáveis são aquelas que não se flexionam em gênero, número e grau. Nesse grupo estão os advérbios, as preposições, as conjunções e as interjeições.

6. A

Comentário: O advérbio modifica o sentido do verbo, do adjetivo e até mesmo do próprio advérbio. A depender do contexto no qual se insere, o advérbio pode também modificar uma frase inteira, atribuindo-lhe uma circunstância e ampliando a informação ali contida.

7. D

Comentário: Palavras ou expressões denotativas são as que denotam, indicam. Na questão apresentada, eis tem o sentido de designar algo. O termo também está presente nesta famosa frase de Hamlet, o príncipe da Dinamarca, famoso personagem de Shakespeare: Ser ou não ser, eis a questão.

8. C

Comentário: Substantivo abstrato é aquele que designa seres que dependem de outros para se manifestar ou existir, como no caso de feiura; adjetivos biformes são aqueles que possuem duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino, concordando, evidentemente, com o substantivo que o precede: atividade lúdica / jogo lúdico. Preposições acidentais são palavras de outras classes gramaticais que, em determinadas situações, podem atuar como preposições. É o que ocorreu com a palavra segundo, que pode ser também um numeral ordinal.

9. B

Comentário: Neste é o resultado da contração da preposição em + o pronome demonstrativo este. Ao contrário da combinação, na contração há modificação na estrutura da palavra, com perdas de fonemas.

10. B

Comentário: As interjeições são palavras invariáveis que expressam sentimentos e emoções de formas variadas. Como exemplos temos: ah!, ufa!, oba! É válido destacar que o significado das interjeições está vinculado ao modo como elas são ditas e ao contexto de enunciação.

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Pronomes Demonstrativos e Indefinidos

Recentemente, falamos sobre as classes gramaticais e ensinamos o que são os pronomes. Eles são os responsáveis por acompanhar, substituir ou fazer referência ao nome. Ou seja, são palavras variáveis em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural).
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Pronomes

Leia o resumo “Classes Gramaticais: Pronomes” e resolva os exercícios abaixo.
artigo