Questões Comentadas: Migrações mundiais

Leia o resumo “O que caracteriza as migrações mundiais?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (Enem 2011) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são

a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.

b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.

c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.

d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.

e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.

2. (FUVEST) A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a

a) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.

b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam aItália e o Japão.

c) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.

d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.

e) acordos internacionais que proibiram o tráfico de escravos e à política interna de embranquecimento da população brasileira.

3. (ENEM 2006)

Tendências nas migrações internacionais

O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios. Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América latina.

Trends in International migration – 2002. Internet: www.ocde.org (com adaptações).

No mapa seguinte, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.

As migrações citadas estão relacionadas, principalmente, à

a) ameaça de terrorismo em países pertencentes à OCDE.

b) política dos países mais ricos de incentivo à migração.

c) perseguição religiosa em países muçulmanos.

d) repressão política em países do Leste Europeu.

e) busca de oportunidades de emprego.

4. (FUVEST 2009) Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.

b) A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.

c) Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.

d) A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.

e) O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.

Gabarito

1. A

Resolução: A questão nos pede uma razão de migração, então a primeira parte de todas as alternativas estão corretas. Mas ela também pede uma política migratória dos países desenvolvidos. A abertura de fronteiras não é uma política observável hoje em dia, nesses países desenvolvidos, nem as políticas sociais para com eles. Contudo, embora em geral os imigrantes sejam indesejados, imigrantes altamente qualificados não o são (basta lembrar da intensa imigração de PHD’s para os Estados Unidos, por exemplo). Assim sendo, somente a alternativa “a” nos contempla com o que foi pedido na questão.

2. A

Resolução: A questão demanda uma noção histórica da imigração internacional no solo brasileiro. O capitalismo tardio na Itália e no Japão gerou bastante desemprego nesses dois países. Com havia uma demanda por mão de obra no Brasil, na cultura e nas lavouras de café, nosso país se tornou um grande polo de atração de migrantes advindos desses dois países no início do século XX. Logo, a nossa resposta é a alternativa “a”.

3. E

Resolução: A questão nos coloca um mapa, que evidencia os países que mais receberam migrantes em 2002. Ao interpretarmos o mapa, vemos que são países com grande desenvolvimento econômico. A questão nos pede uma razão para migração, mas relacionadas a atração não a expulsão. Isso nos leva a letra “e”.

4. B

Resolução: O que é mais necessário para resolver a questão é prestar atenção no comando dela. A questão pede uma alternativa INCORRETA. Tendo isso em mente, achamos a resposta facilmente. Não são os imigrantes vindos do Canadá que mais preocupam a Europa e os EUA, logo a “b” está incorreta!

Continue estudando
Post do blog

Geografia Populacional – País populoso e País povoado

Olá, meus nerds queridos!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura e Crescimento Populacional

Sua prova de geografia vai ficar mais fácil do que nunca com este mapa mental maneiro sobre Estrutura e Crescimento Populacional! Vem conferir!
artigo