Questões Comentadas: Membrana Plasmática

Leia o resumo O que é a membrana plasmática? e resolva os exercícios abaixo.

1. (UFMA) Através da permeabilidade seletiva, a membrana plasmática exerce a importante função de manter condições físico-químicas internas favoráveis à realização das diferentes funções celulares. Sobre os mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias através da membrana, podemos afirmar que:

a) A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo que não necessita de gastos energéticos.
b) A fagocitose e a difusão são processos que consomem moléculas de ATP.
c) Na osmose, para cada molécula que penetra na célula, há o consumo de duas moléculas de ATP.
d) A osmose e a difusão são processos de transporte passivo que não necessitam de gastos energéticos.
e) No transporte ativo, as substâncias entram ativamente nas células, não necessitando energia de outras moléculas.

2.(UFPR) A seguir, pode-se observar a representação esquemática de uma membrana plasmática celular e de um gradiente de concentração de uma pequena molécula “X” ao longo dessa membrana.

Com base nesse esquema, considere as seguintes afirmativas:

I. A molécula “X” pode se movimentar por difusão simples, através dos lipídios, caso seja uma molécula apolar.
II. A difusão facilitada da molécula “X” acontece quando ela atravessa a membrana com o auxílio de proteínas carreadoras, que a levam contra seu gradiente de concentração.
III. Se a molécula “X” for um íon, ela poderá atravessar a membrana com o auxílio de uma proteína carreadora.
IV. O transporte ativo da molécula “X” ocorre do meio extracelular para o citoplasma.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Somente a afirmativa III é verdadeira.

GABARITO

1. D

Resolvendo passo a passo: O transporte de substâncias através da membrana plasmática pode ser classificado como ativo, quando ocorre com gasto de energia, ou seja, quebra de moléculas de ATP (ex: bomba de sódio e potássio) e passivo, quando ocorre sem gasto de energia (ex: difusão simples, difusão facilitada e osmose). A letra A está incorreta pois diz que a bomba de sódio e potássio não necessita de gastos energéticos. Na verdade, nesse processo é necessária a atuação de proteínas de membrana que são capazes de quebrar moléculas de ATP. Essa energia liberada possibilitará uma mudança na forma da proteína, importante para que essa se associe a substâncias fora da célula e consiga liberar tais substâncias no interior da célula (e vice-versa). Dessa maneira, são colocados três íons sódio para fora e dois íons potássio para o interior da célula. A letra B está incorreta pois diz que a difusão e a fagocitose são processos que consomem moléculas de ATP. Na difusão, moléculas movem-se a favor de um gradiente de concentração, ou seja, da solução mais concentrada para a menos concentrada até que as concentrações se igualem, sem gasto de ATP. A fagocitose é um processo que permite a entrada de grandes moléculas orgânicas na célula, através de englobamento de partículas por expansões citoplasmáticas, para posterior digestão e absorção. A letra C está incorreta pois diz que a osmose (processo passivo) consome duas moléculas de ATP, quando na verdade não há gasto de energia. As moléculas de solvente se deslocam por uma membrana semipermeável, do meio menos concentrado (menos soluto) para o mais concentrado (mais soluto). A letra D é a alternativa correta, pois é a única que fala da osmose e da difusão como processos passivos que não consomem energia. A letra E está incorreta pois aborda o conceito de transporte ativo de forma errônea, ao dizer que esse transporte não necessita de energia de outras moléculas.

2. C

Resolvendo passo a passo:

Afirmativa I: Verdadeira. A membrana plasmática é semipermeável. Sendo assim, apenas algumas substâncias conseguem atravessá-la. Moléculas apolares, ou seja, que dissolvem-se bem em gordura, conseguem penetrar na célula através das regiões da membrana que apresentam apenas lipídios, pois esses também são apolares. Como demonstrado na figura, a concentração da molécula X fora da célula é maior que no interior. Graças a isso, se essa molécula fosse apolar, ela conseguiria penetrar na célula por difusão simples, pois está a favor de um gradiente de concentração.

Afirmativa II: Falsa. De fato, na difusão facilitada as moléculas atravessam a membrana com o auxílio de proteínas carreadoras. No entanto, esse é um processo passivo, ou seja, a favor do gradiente de concentração.

Afirmativa III: Verdadeira. A molécula X, como mostrado na figura, está a favor do gradiente de concentração e, caso ela fosse um íon (substância não-lipossolúvel), dependeria da ajuda de proteínas para atravessar a membrana.

Afirmativa IV: Falsa. O transporte ativo da molécula X, ou seja, contra o gradiente de concentração, ocorre do citoplasma (onde sua concentração é menor) para o meio extracelular (onde sua concentração é maior).

Portanto, a alternativa correta só poderia ser a letra C (são verdadeiras as afirmativas I e III).

Continue estudando
Post do blog

Saiba tudo sobre tipos celulares e membrana!

A célula é a unidade fundamental de todos os seres vivos.
artigo
Post do blog

Resumo — Você Sabe o Que é Membrana Plasmática?

Você sabe o que é membrana plasmática ou plasmalema? Trata-se de uma película que limita a superfície das células. Essa película mantém a estrutura viva da célula separada do ambiente externo, controlando a entrada e a saída de substâncias.
artigo