Questões Comentadas: Impactos urbanos do século XXI

Leia o resumo Quais os principais impactos urbanos do século XXI? e resolva os exercícios abaixo.

1.(UERJ)

O lixo gerado especialmente nas cidades mais populosas se tornou, no último século, um dos fatores causadores de impactos ambientais nem sempre reversíveis a curto prazo.

Um dos problemas e uma das soluções relativos ao acúmulo do lixo em áreas urbanas estão apresentados em:

a) poluição de ecossistemas fluviais – coleta seletiva

b) aumento da emissão de gases – remodelação de áreas de risco

c) destruição de reservas florestais – reciclagem de resíduos tóxicos

d) diminuição dos reservatórios de água – redistribuição de núcleos populacionais

2.(ENEM) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:

a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.

b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.

d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

3.(UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:

a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

c) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.

d) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

e) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

Gabarito

1. A

Comentários:

a) a poluição de ecossistemas fluviais realmente é um grave problema de áreas urbanas e a utilização de coleta seletiva é a forma mais eficaz de combater esse tipo de poluição, impedindo o despejo de lixo em rios e canais. Essas duas opções vão de encontro com a charge da questão, demonstrando que o despejo de lixo nos rios e canais pode causar inundação, demandando mudança dos cidadãos.

b) O aumento da emissão de gases é um problema urbano, e a remodelação de áreas de risco uma boa solução, mas a charge indica um problema de enchente, que não tem relação com a emissão de gases.

c) Essa opção não vai bater com o que a charge indica, nem ter relação com o acúmulo de lixo, por isso não pode ser a opção correta.

d) Apesar de serem dois problemas urbanos, eles não têm relação com o acúmulo de lixo, principalmente a diminuição dos reservatórios de água, não podendo ser, portanto, a opção correta.

2. B

Comentários:

a) As atividades humanas causam modificações na quantidade e, principalmente, na qualidade das águas, pois os efluentes gerados alteram drasticamente a composição das águas, causando a poluição hídrica.

b) As atividades humanas alteram a quantidade da água através da grande utilização desse recurso, além dos desmatamentos, compactação e impermeabilização do solo, que dificultam a infiltração de água, havendo uma redução de volume nos cursos d’água. A qualidade da água é afetada por meio dos esgotos gerados que são lançados nos cursos d’água sem o devido tratamento. Essa atitude provoca a poluição hídrica.

c) Compromete as águas subterrâneas, pois a água contaminada infiltra no solo e atinge o lençol freático.

d)As atividades humanas causam alterações na composição química da água e diminuem a quantidade de água no subsolo.

3. D

Comentários:

a) O meio ambiente é de extrema importância para os seres humanos, porém, é impossível viver no meio sem ter que alterá-lo de alguma forma, portanto, a natureza não é intocável.

b) Todos os países devem praticar o modelo de desenvolvimento sustentável, não ficando restrito apenas aos países em desenvolvimento. Atualmente, os países subdesenvolvidos, em sua maioria, não praticam o desenvolvimento sustentável, intensificando a utilização dos recursos naturais e degradando o meio ambiente, como, por exemplo, a China.

c) O crescimento econômico baseado no desenvolvimento sustentável visa aliar as atividades econômicas à preservação ambiental, promovendo o uso racional dos recursos naturais.

d) O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudiquem as futuras gerações.

e) Deve haver uma colaboração dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento, porém, não deve ocorrer o financiamento integral desse processo de desenvolvimento econômico.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Processo de Urbanização e Conceitos

Ainda tem dúvidas em Processos de Urbanização e Conceitos? Vem dar uma olhada neste mapa mental que vai salvar sua prova de geografia!
artigo
Post do blog

3 problemas urbanos que têm a ver com o lixo que produzimos! Vem ver!

Os problemas urbanos estão em todos os lugares. Descubra mais sobre eles e se prepare para arrasar na sua prova de geografia (e para cuidar do meio ambiente, também)!
artigo