Questões Comentadas: Globalização

Leia o resumo “O que é  Globalização?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (ENEM 2009 – Prova Cancelada)

Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo: Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:

a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.
d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

2. (ENEM 2009) Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (…). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou Filipinas. (Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)

O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado, quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas — chamadas “maquiladoras” — situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos.

A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que

a) fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.
b) garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção dos bens e mercadorias.
c) fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.
d) compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-de-obra.
e) reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

GABARITO:

1. A

Resolução passo-a-passo:

A alternativa “b” está errada, já que os fluxos citados têm aumentado, acelerado, não desacelerado. Já a “c” está errada por que pois há uma desigualdade na difusão no espaço geográfico das novas tecnologias. A “d” é incorreta, pois os tecnopólos, além de não necessariamente estarem nos antigos centros de industrialização, se concentram mais em países já desenvolvidos, não nos emergentes. A “e”, por sua vez, ao afirmar que o crescimento dos países em desenvolvimento é decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, torna-se incorreto.

2. E

Resolução passo-a-passo:

A letra A está errada: não há um fortalecimento dos Estados nacionais, muito menos uma diminuição das disparidades econômicas, muito pelo contrário. A alternativa b é incorreta por que a identificação de origem de produção não garante a soberania dos Estados Nacionais. A “C” por afirmar que o processo de globalização fortalece os Estados nacionais, o que é incorreto. A “D”, por sua vez, ao falar de socialização de tecnologia e compensação de disparidade econômica, torna-se incorreta.

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Neoliberalismo

Leia o resumo “O que é Neoliberalismo?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

O que é Globalização?

Apostamos que você já ouviu falar de globalização muitas e muitas vezes, já que é um assunto super atual, tudo a ver com os dias de hoje, além de ser bem importante em Geografia. Não é de se espantar que ele caia todo ano no Enem – é um daqueles assuntos que a gente te diz logo de cara que vai-cair-com-certeza!
artigo