Questões Comentadas: Estratificação Social

Leia o resumo “O que é Estratificação Social?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (FUNADEPI 2010) A expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos, exceto:

a) A distribuição de indivíduos em grupos e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade.
b) O processo de aquisição é assimilação dos valores, das normas, regras, leis, costumes e as tradições do grupo humano do qual fazemos parte.
c) Que essa distribuição dos indivíduos se dá pela posição social, a partir das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.
d) Que em determinadas sociedades podemos dizer que as pessoas estão distribuídas pelas camadas alta (classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
e) Por exemplo, que na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas

2. (UEL 2007) De acordo com Octavio Ianni: “Para melhor compreender o processo de estratificação social, enquanto processo estrutural, convém partirmos do princípio. Isto é, precisamos compreender que a maneira pela qual se estratifica uma sociedade depende da maneira pela qual os homens se reproduzem socialmente”. Fonte: IANNI, O. Estrutura e História. In IANNI, Octavio (org). Teorias da Estratificação Social: leitura de sociologia. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978, p. 11.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre estratificação social, considere as afirmativas a seguir:

I. Os estamentos são formas de estratificação baseadas em categorias socioculturais como tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo.

II. As classes sociais são formas de estratificação baseadas em renda, religião, raça e hereditariedade.

III. As mudanças sociais estruturais ocorrem quando há mudanças significativas na organização da produção e na divisão social do trabalho.

IV. As castas são formas de estratificação social baseadas na propriedade dos meios de produção e da força de trabalho.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV

3. (UEL 2004) Em 1840, o francês Aléxis de Tocqueville (1805-1859), autor de A democracia na América, impressionado com o que viu em viagem aos Estados Unidos, escreveu que nos EUA, “a qualquer momento, um serviçal pode se tornar um senhor”. Por sua vez, o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, autor de O analista de Bagé, disse, em 1999, ao se referir à situação social no Brasil: “tem gente se agarrando a poste para não cair na escala social e sequestrando elevador para subir na vida”.

As citações anteriores se referem diretamente a qual fenômeno social?

a) Ao da estratificação, que diz respeito a uma forma de organização que se estrutura por meio da divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais distintas, conforme algum tipo de critério estabelecido.
b) Ao de status social, que diz respeito a um conjunto de direitos e deveres que marcam e diferenciam a posição de uma pessoa em suas relações com as outras.
c) Ao dos papéis sociais, que se refere ao conjunto de comportamentos que os grupos e a sociedade em geral esperam que os indivíduos cumpram de acordo com o status que possuem.
d) Ao da mobilidade social, que se refere ao movimento, à mudança de lugar de indivíduos ou grupos num determinado sistema de estratificação.
e) Ao da massificação, que remete à homogeneização das condutas, das reações, desejos e necessidades dos indivíduos, sujeitando-os às idéias e objetos veiculados pelos sistemas midiáticos.

Gabarito

1. B

Comentário: Olha, o nosso resumo deixou vocês em condições tão boas de resolverem exercícios, que trouxemos até uma questão de um concurso público para professor de filosofia do Piauí! Pois é! Mas, para quem leu e estudo direitinho, está tudo em casa. De todas as opções apresentadas, é evidente que a única equivocada é a letra B, já que descreve o processo de socialização e não a estratificação social. A única opção que poderia gerar alguma angústia seria a letra E, mas não há o que temer, afinal, ela afirma que o que caracteriza a estratificação capitalista é o fato de ela estar ligada ao aspecto produtivo. Ora, o que impera no capitalismo é justamente a divisão por classes, aquela ligada sobretudo à renda e ao poder econômico.

2. B

Comentário: Bastante conceitual, a questão aqui exige uma atenção grande, portanto, vamos por partes. A assertiva I está correta, pois tradição, linhagem, vassalagem, honra e cavalheirismo são categorias socioculturais muito valorizadas na Idade Média, período modelo da sociedade estamental. A assertiva II é falsa, pois a estratificação por classes pauta-se em aspectos econômicos, não se baseando em elementos religiosos ou raciais, ainda que a hereditariedade possa ter algum peso (a herança recebida por filhos ricos, por exemplo). A afirmativa III é verdadeira, pois, já que a estratificação está associada às funções sociais dos indivíduos ou a suas respectivas rendas, ela só se modifica na medida em que toda a estrutura da sociedade se modifica e também o modo como suas respectivas funções se distribuem. Por fim, a afirmativa IV é falsa, pois a estratificação por castas não se pauta em aspectos econômicos, como a propriedade dos meios de produção ou a força de trabalho, mas sim nas funções sociais exercida por cada camada do ordenamento social.

3. D

Comentário: A questão selecionada é uma grande pegadinha, pois todas as suas opções apresentam conceitos sociológicos importantes e definidos corretamente. Assim, o pulo do gato aqui não é identificar qual opção diz algo correto, mas sim qual delas expressa o que se encontra no enunciado. Ora, sendo assim, a única opção correta é a letra D, já que, seja mencionando serviçais que se tornam senhores, seja falando de quedas na escala social, o enunciado da questão trata sempre da transferência de indivíduos de um estrato social para outro.

Continue estudando
Post do blog

O que é estratificação social?

artigo
Post do blog

Questões comentadas: Estratificação e Classes Sociais

1. (UEL – 2006) Contardo Calligaris publicou um artigo em que aborda a prática social brasileira de denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a sociedade de castas. A questão levantada por Contardo Calligaris aborda aspectos relacionados à estratificação social, estudada, entre outros, pelo sociólogo alemão Max Weber.
artigo