Questões Comentadas: Desequilíbrio Ecológico

 Leia o resumo Quais os principais fatores relacionados ao Desequilíbrio Ecológico? e resolva os exercícios abaixo.

Questões Comentadas: Desequilíbrio Ecológico
Questões Comentadas: Desequilíbrio Ecológico

1. (ENEM) “Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas.”

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado)

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte:

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tornando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

2. (UFSM) Em relação ao ciclo do carbono na natureza, é correto afirmar que:

I. Esse elemento provém da atmosfera e é incorporado diretamente aos seres vivos.

II. Os depósitos de carbono fósseis, como carvão, turfa e petróleo, são inesgotáveis uma vez que vão sendo supridos por todos os organismos que morrem.

III. Um dos fatores que tem aumentado muito a liberação de CO‚ na atmosfera é a queimada das florestas.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

GABARITO

1. D

Resolvendo a questão passo-a-passo:

Na produção de energia elétrica a partir de hidrelétricas ocorre a utilização da força da água em movimento para a movimentação de turbinas. Assim é possível a transformação da energia potencial da água em energia mecânica. As turbinas em movimento ficam conectadas a um gerador, que transformará a energia mecânica em energia elétrica. Para tanto é necessário o represamento da água de rios caudalosos. Graças a isso ocorre a destruição, por inundação, de extensas áreas de vegetação natural e matas ciliares (o que também leva a redução/desaparecimento de habitats de animais ocasionando perdas na biodiversidade), desmoronamento da margem e assoreamento do leito dos rios entre outros prejuízos. A inundação de grandes áreas de vegetação provoca sua morte e toda essa matéria orgânica entrará em decomposição anaeróbica, em virtude da ausência de oxigênio, liberando para a atmosfera o metano, um importante gás do efeito estufa. Portanto, tendo em vista a grande parcela de contribuição das hidrelétricas para potencializar o efeito estufa, podemos dizer que essas não se qualificam como fontes limpas, eficazes e alternativas de produção de energia, o que elimina as alternativas a, b, e e. Assim, a alternativa correta é a letra d, que coloca as hidrelétricas como fontes poluidoras por colaborarem com altos níveis de gases do efeito estufa.

2. C

Resolvendo a questão passo-a-passo:

I (Incorreta): para que o carbono das moléculas de CO2 fique disponível para os produtores e depois consumidores e decompositores, ele deve ser fixado em moléculas orgânicas através de processos autotróficos como fotossíntese e quimiossíntese.

II (Incorreta): depósitos de carbono fóssil, hoje utilizados amplamente como fonte de combustível, são recursos não-renováveis. Logo, são encontrados na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização.

III (Correta): As queimadas são responsáveis por alta emissão de gases do efeito estufa como CO2 (produto da combustão da matéria orgânica).

Continue estudando
Post do blog

Exercício Resolvido: Poluição Ambiental

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Poluição Ambiental.
artigo
Post do blog

Quais os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico?

Saiba quais são os principais fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico e como isso pode cair na sua prova do vestibular!
artigo