Questões Comentadas: Construção da Nação Brasileira

Leia o resumo Como ocorreu a construção da Nação brasileira? e resolva os exercícios abaixo.

1. (PUC) O Segundo Reinado (1840-1889) marcou o auge da forma de governo monárquica no Brasil. A respeito da política externa dessa época, assinale a única alternativa INCORRETA:

a) O Império, aproveitando-se da rebelião dos seringueiros e revelando traços imperialistas, obteve da Bolívia a região do Acre, formalizando a conquista com o Tratado de Petrópolis.
b) A Questão Christie culminou com o rompimento de relações diplomáticas com a Inglaterra.
c) O Império interveio militarmente no Uruguai e provocou a queda de Aguirre, do Partido Blanco, apesar da solidariedade que este tinha de Solano Lopes.
d) O Império interveio militarmente na Argentina, juntamente com algumas províncias deste país, em rebelião contra seu presidente, João Manuel Rosas.
e) Nenhum atrito digno de registro ocorreu entre o Brasil e o Império Alemão, do qual recebemos numerosos colonos ou imigrantes.

2. (ENEM) Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca.

(LYNCH, J. “As Repúblicas do Prata: da Independência à Guerra do Paraguai”. BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: da independência até 1870, v. III. São Paulo: EDUSP, 2004.)

A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois

a) representou a afirmação do Exército Brasileiro como um ator político de primeira ordem.
b) confirmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina.
c) confirmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina.
d) incentivou a adoção de um regime constitucional monárquico.
e) solucionou a crise financeira, em razão das indenizações recebidas.

3. (ENEM) Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos “barões do café”, para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.

O contexto do Período Regencial foi marcado

a) por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia.
b) por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central.
c) pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida.
d) pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos “barões do café”.
e) pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais.

GABARITO

  1. A

Comentário: A única opção incorreta nesta questão é a letra A, visto que o famoso Tratado de Petrópolis for firmado em 1903, já na época da República, o que inviabilizaria a afirmativa, pois o período em discussão trata de 1840-1889, compreendendo todo o Segundo Reinado.

  1. A

Comentário: A participação do exército Brasileiro nesta guerra é crucial quando tratamos da construção da Nação. O mesmo volta da guerra muito mais erguido, estruturado e com grande força política, até porque havia sido uma conquista internacional. Conjunturalmente, para Dom Pedro II, esta vitória teve mais efeitos negativos do que positivos, porém, de uma maneira geral, serviu para aprofundar um sentimento nacionalista com a formação de um exército unido.

  1. E

Comentário: Em um contexto de formação da Nação brasileira, percebemos claramente neste momento a deficiência que há em torno deste tema. No momento em que o Brasil se vê sem um líder direto, sem saber a quem reivindicar algo, com a política completamente instável, temos o período com maior número de revoltas na História do país.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Segundo Reinado

Ainda tem dúvidas sobre o Segundo Reinado? Confira esta mapa mental maneiro que vai salvar sua prova de história!
artigo
Post do blog

Questão Comentada: Segundo Reinado

Leia o resumo O que eu preciso saber sobre o Segundo Reinado? e resolva os exercícios abaixo.
artigo