Questões Comentadas: Citoplasmas e Organelas

Leia o resumo O que é citoplasma? O que são organelas? e resolva os exercícios abaixo.

1. (VUNESP) No esquema estão representadas etapas,numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:


a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

 2. (UDESC) Observe o esquema abaixo:


Assinale a alternativa correta quanto à morfologia e fisiologia da estrutura interna (organela) de uma célula animal, que se encontra partida ao meio, permitindo a sua visualização interna.
a) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela fermentação celular; a mitocôndria utiliza o ribossomo e a matriz para realizar a glicólise.
b) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela digestão celular. Para realizar essa função, ocorre o processo de cadeia respiratória em sua membrana externa
c) O esquema se refere ao peroxissoma, que é responsável pela reação de oxidação de moléculas orgânicas e que utiliza sua membrana externa para realizar essa função.
d) O esquema se refere ao complexo de Golgi, que é responsável pela conversão da acetil-CoA com o ácido oxalacético, existente na matriz e forma o ácido cítrico.
e) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável por algumas etapas da respiração celular. Na matriz ocorre o ciclo de Krebs, e na membrana interna ocorre a cadeia respiratória.

3. (UFMT) Os primeiros seres vivos da Terra surgiram na água há cerca de 3,5 bilhões de anos. Sem a água,acreditam os cientistas, não existiria vida. Ela forma a maior parte do volume de uma célula, daí sua importância no funcionamento dos organismos vivos. Na célula,

a) o plasto retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada citosol.
b) o hialoplasma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada colóide.
c) o lisossoma é constituído de água e moléculas de proteína, formando uma dispersão chamada citosol.
d) o ribossoma retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada gel.
e) o retículo endoplasmático retém a maior parte da água, formando uma dispersão chamada colóide.

4. (UNIFEI) Relacione as colunas em função das diferentes partes que compõem a célula:

1. Citoesqueleto
2. Lisossomo
3. Peroxissomo
4. Complexo de Golgi
5. Vacúolo
6. Mitocôndria

(  ) Relacionado à secreção celular e presente em células animais e vegetais, mas ausente em células procarióticas
(  ) Responsável pela digestão intracelular, presente apenas em células animais
( ) Protetor da célula quanto à ação de radicais livres, possuindo enzimas oxidantes
( ) Rede filamentosa de proteínas que forma uma estrutura de sustentação à massa coloidal do citoplasma
( ) Bolsa delimitada por membrana lipoprotéica, podendo ser de 3 tipos: digestivo, de suco celular e contrátil ou pulsátil
( ) Organela presente em todos os seres eucariontes, com função ligada à produção de energia para as atividades celulares

A sequência correta é:

a) 4, 2, 3, 1, 5, 6.
b) 2, 4, 5, 1, 3, 6.
c) 3, 2, 1, 4, 6, 5.
d) 5, 6, 1, 4, 2, 3.

GABARITO

1. B

Resolvendo passo a passo: Na imagem podemos visualizar a atuação de algumas organelas nos processos de endocitose (englobamento de substâncias externas por invaginações da membrana) e exocitose (bolsas do interior da célula fundem-se à membrana e eliminam seu conteúdo para o meio externo). A endocitose ocorrem em 1, com englobamento de macromoléculas por pseudópodes (fagocitose). Após isso, a vesícula se desprende da membrana e passa a circular no citoplasma, chamando-se fagossomo. Em 2 podemos ver que uma vesícula cheia de conteúdo se funde ao fagossomo. Essa vesícula é o lisossomo, uma bolsa membranosa cheia de enzimas digestivas, ou seja, é responsável pela digestão intracelular. As enzimas do lisossomo serão produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Após sua síntese, as proteínas serão enviadas para o Complexo de Golgi. Lá elas serão “empacotadas” em vesículas e serão transportadas até seu local de atuação (demonstrado em 2). Após a digestão, os resíduos do interior do lisossomo precisam ser secretados da célula (exocitose), o que está sendo demonstrado em 3. A única alternativa que fala sobre os processos elucidados acima e cita corretamente as organelas demonstradas na figura, é a letra b.

2. E

Resolvendo passo a passo:

Alternativa a: incorreta. A mitocôndria é responsável pela respiração celular (dependente de oxigênio) e não pela fermentação (independente de oxigênio). Além disso, a etapa da glicólise ocorre no citoplasma da célula. O ciclo de krebs e a cadeia respiratória acontecem de forma independente da atuação dos ribossomos (organelas importantes para síntese de proteínas).

Alternativa b: incorreta. A mitocôndria é responsável pela respiração celular, enquanto os lisossomos são responsáveis pela digestão intracelular. A cadeia respiratória ocorre na membrana interna da mitocôndria.

Alternativa c: incorreta. Os peroxissomos são organelas envoltas por uma única membrana e possuem, em seu interior, enzimas oxidativas.

Alternativa d: incorreta. O Complexo de Golgi é uma organela constituída por um conjunto bolsas membranosas achatadas e empilhadas umas sobre as outras. Essa organela atua na secreção celular.

Alternativa e: correta. O esquema apresenta a mitocôndria, uma organela com membrana dupla, que apresenta DNA próprio e é responsável por duas etapas da respiração celular: ciclo de Krebs (segunda etapa) e cadeia respiratória (terceira etapa). A quebra da molécula de glicose (glicólise), que é a primeira etapa, ocorre no citoplasma da célula.

3. B

Resolvendo passo a passo: A alternativa a está incorreta, pois diz que o plasto (uma organela) retém a maior parte de água, quando na verdade é o citosol, com sua composição de 80% de água. A alternativa b está correta pois o hialoplasma é composto por água e por milhares de tipos de proteínas, glicídios, lipídios, aminoácidos, bases nitrogenadas, vitaminas, íons etc. Devido à grande concentração de macromoléculas no hialoplasma, esse é considerado um colóide (pode apresentar consistência líquida ou gelatinosa). A alternativa c está incorreta, pois diz que o lisossoma (uma organela citoplasmática) forma o citosol. A alternativa d e e estão incorretas pois dizem que o ribossoma e o retículo (organelas citoplasmáticas) retêm a maior parte de água e formam um gel ou colóide, que são características pertencentes ao hialoplasma ou citosol.

4. A

Resolvendo passo a passo:

Relacionado à secreção celular e presente em células animais e vegetais, mas ausente em células procarióticas:

4. Complexo de Golgi: nas bolsas membranosas dessa organela ocorrem os processos finais necessários à exportação das proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático. Portanto, o Complexo de Golgi é responsável pelo processo de exportação para fora de célula de substâncias úteis ao organismo.

Responsável pela digestão intracelular, presente apenas em células animais:

2. Lisossomo: essas organelas são bolsas membranosas que contêm um conjunto de mais de 80 tipos de enzimas digestivas. Células animais podem conter centenas de lisossomos produzidos pelo Complexo de Golgi.

Protetor da célula quanto à ação de radicais livres, possuindo enzimas oxidantes:

3. Peroxissomo: são organelas membranosas que contêm diversos tipos de oxidases (enzimas que utilizam gás oxigênio para oxidar substâncias orgânicas). Como produto dessa oxidação forma-se peróxido de hidrogênio, uma substância tóxica, mas que é degradada graças à enzima catalase presente nos peroxissomos.

Rede filamentosa de proteínas que forma uma estrutura de sustentação à massa coloidal do citoplasma:

1. Citoesqueleto: presente apenas em células eucarióticas, o citoesqueleto é uma complexa estrutura celular constituída de tubos e filamentos de proteína. Apresenta, dentre outras funções, o papel de definir a forma e a organização da estrutura interna da célula, funcionando também como uma forma de sustentação.

Bolsa delimitada por membrana lipoprotéica, podendo ser de 3 tipos: digestivo, de suco celular e contrátil ou pulsátil:

5. Vacúolos: são bolsas membranosas repletas de solução aquosa. Essas organelas são formadas a partir de bolsas do retículo ou do Complexo de Golgi. Podem ser de 3 tipos: digestivo (atuam em associação com enzimas lisossômicas), de suco celular (armazenamento de substâncias) e contrátil ou pulsátil (responsáveis pelo equilíbrio osmótico ao eliminarem o excesso de água das células).

Organela presente em todos os seres eucariontes, com função ligada à produção de energia para as atividades celulares

6. Mitocôndria: nas mitocôndrias ocorrem as etapas finais da respiração celular, processo em que moléculas orgânicas reagem com o oxigênio, formando gás carbônico e água e liberando energia. Essa será armazenada em moléculas energéticas de ATP, que se difundirão para outras regiões da célula, fornecendo energia para as atividades celulares.

A sequência correta é 4-2- 3-1-5-6 (letra a)

Continue estudando
Post do blog

Tudo que você precisa saber sobre Citoplasma e Organelas!

Se você ainda tem dúvidas em biologia, esta é a hora de acabar com todas! Aprenda tudo sobre Citoplasma e Organelas para arrasar nas provas!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Citoplasma e Organelas

Estudar Citoplasma e Organelas ficou ainda mais fácil com esse mapa mental incrível que preparamos pra você! Confira:
artigo