Questões Comentadas: Cadeia Alimentar e Níveis Tróficos

1. O esquema a seguir é uma pirâmide ecológica, onde cada retângulo representa o número de indivíduos que se relacionam numa comunidade através de alimentação e transferência de energia.

Assinale a alternativa que indica a cadeia alimentar relacionada a esta pirâmide:

a) árvore – pulgões – joaninhas – pássaros;
b) capim – preás – cobras – gaviões;
c) árvore – pulgões – bactérias – vírus;
d) capim – gafanhotos – aranhas – bactérias;
e) árvore – liquens – pulgões – joaninhas.

2. (ENEM) Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento. Analisando o caso anterior, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:

a)

b)

c)

d)

e)

3. (ENEM) Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor secundário e consumidor terciário.
d) consumidor terciário e produtor.
e) consumidor secundário e consumidor primário.

GABARITO

1. A

Resolvendo passo-a-passo a questão:

Em uma pirâmide de número, a largura da base de cada retângulo é proporcional ao número de indivíduos por metro quadrado em cada nível trófico. Portanto podemos eliminar as alternativas b e c, tendo em vista que a área da base da pirâmide é muito pequena, ou seja, pouquíssimos indivíduos por metro quadrado. Graças a isso não poderíamos pensar que o produtor seja o capim (muito numerosos e ocupam uma grande área) e sim uma árvore. A pirâmide aumenta sua área no segundo nível trófico, o que é de se esperar, pois uma árvore grande consegue sustentar uma grande quantidade de pequenos herbívoros (como os pulgões que se alimentam de seiva) ou os liquens (que podem viver associados às árvores). Um líquen pode sustentar uma grande quantidade de pulgões, como na alternativa e, e um pulgão pode sustentar uma grande quantidade de bactérias, como na alternativa c, então, o esperado era que a área do terceiro nível trófico aumentasse, porém esse diminiu, eliminando as alternativas c e e. Normalmente nos ecossistemas é necessária uma grande quantidade de indivíduos de pequeno porte para sustentar um pequeno número de indivíduos de porte maior, levando a uma redução do tamanho da área do retângulo, como ocorre a partir do terceiro nível trófico. Portanto a alternativa a é a correta, pois uma árvore grande pode sustentar uma grande quantidade de pulgões que se alimentam de sua seiva. Uma grande quantidade de pulgões, por sua vez, servem de alimento para uma quantidade menor de joaninhas e essas, por sua vez, servem de alimento para uma quantidade ainda menor de pássaros.

2. B

Resolvendo passo-a-passo a questão:

Analisando o enunciado da questão podemos chegar à seguinte conclusão: a plantação de milho servia de alimento para os pássaros, galinhas, gafanhotos e roedores. Os gafanhotos servem de alimento para os pássaros e esses juntamente com as galinhas e os roedores serviam de alimento para os cachorros-do-mato, que os predavam e realizavam seu controle populacional. Com a campanha de extermínio dos cachorros-do-mato, esse controle populacional reduziu muito, o que levou a um aumento da população de pássaros e roedores, que atacaram as lavouras. Com a segunda campanha de extermínio, agora de pássaros e roedores, os pássaros pararam de exercer o controle populacional dos gafanhotos, que aumentaram muito em número e atacaram a plantação, deixando as galinhas sem alimento. Seguindo essa linha de raciocínio podemos encontrar a alternativa que melhor se encaixe na ordem cronológica dos acontecimentos e assim poderemos montar a cadeia alimentar. A alternativa que segue corretamente essa  sequência de eventos é a letra B.

3. C

Resolvendo passo-a-passo a questão:

Os grãos e frutas são vegetais, ou seja, realizam fotossíntese e se encaixam no nível trófico de produtores (sintetizam seu próprio alimento). O homem, ao se alimentar desses vegetais, se torna um consumidor primário. Se o tigre conseguir se alimentar do homem, se tornará um consumidor secundário e o abutre, caso se alimente do tigre, em consumidor terciário.  Portanto a alternativa correta é a letra c.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Ecologia: aprenda os principais termos e conceitos sobre o tema

Ecologia

artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Dinâmicas de População

Leia o resumo Quais são os principais fatores avaliados na densidade de uma população?