Questões Comentadas – Conceitos básicos em taxonomia e saúde

1.  (UFC) Leia o texto a seguir. “A recente infecção de pessoas pelo Trypanossoma cruzi, em Santa Catarina, com três mortes, chamou a atenção de todo o país para a Doença de Chagas. (…). Triatomídeos foram triturados juntamente com os caules de cana-de-açúcar e ingeridos diretamente pelos seres humanos, ocorrendo a infecção pela via digestiva. (…). Historicamente, no estado de Santa Catarina, foram identificadas três espécies silvestres de triatomídeos e uma espécie doméstica, esta última erradicada do estado no início dos anos 80”.

(M. Steindel, J.C.P. Dias, A.J. Romanha 2005).

Considerando o texto acima, responda:

I. Qual o reino do agente infectante?

II. Levando-se em consideração que o estado de Santa Catarina não é uma região de endemismo da doença em seres humanos, como se explica o surgimento de triatomídeos contaminados?

III. Analise o ciclo de vida do agente infectante ilustrado abaixo.

Com base no local de infecção do parasito, explique o porquê das diferenças morfológicas entre as formas epimastigota e amastigota.

2. (Mack)


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas I, II, III e IV da tabela acima.
a) protozoário; vírus; Anopheles; sim
b) vírus; bactérias; Aedes; não
c) protozoário; vírus; Anopheles; não
d) protozoário; vírus; Aedes; sim
e) vírus; vírus; Aedes; sim

3. (Unicamp-1998) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científicoFelis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.

a) A que gênero pertencem todos os animais mencionados?
b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?
c) Qual dos nomes a seguir designa corretamente a família a que pertencem esses animais: Felinaceae, Felidae, Felini, Felinus ou Felidaceae? Justifique.

Gabarito:

1. Resolução passo a passo:
I) Como o Tripanossoma cruzi é um protozoário, pertence ao Reino Protista.
II) A grande incidência ocorreu porque o caldo de cana possuia o T. cruzi. O protozoário foi encontrado na bebida, pois os caules da cana eram moídos com o barbeiro, percevejo que abriga o parasita.
III) o protzoário pode ser epimastigota, tripomastigota ou amastigota, as quais designam a sua forma. A tripomastigota tem forma em formato de C e é flagelada. A epimastigota possui forma flagelada encontrada apenas no vetor, com capacidade reprodutiva. Por fim a amastigota é a aforma intracelular, sem flagelo, encontrada no hospedeiro vertebrado com capacidade reprodutiva.2.

2. D

Resolução passo a passo:
A malária é causada por um protozoário e a febre amarela é um vírus. Entretanto, a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes e não há vacina para a febre amarela. A opção A está incorreta. A malária não é causada por um vírus e a febre amarela não é uma bactéria. A opção B está incorreta. Como dito anteriormente, a dengue é transmitida pelo Aedes e não pelo Anopheles. Por conta disso, a opção C está errada. Como a opção D diz que a malária é causada por um protozoário, que a febre amarela é um vírus, a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes e a febre amarela não possui vacina, ela está correta. A opção E está incorreta, pois fala que a malária é causada por um vírus, quando na verdade é causada por um protozoário. Além disso, diz que há vacina para a febre amarela, quando, na verdade, não há.

3. Resolução passo a passo:
a) O gênero que pertence a todos os animais mencionados é Felis.
b) Porque todas as raças de gatos domésticos pertencem à mesma espécie (Felis catus).
c) O nome Felidae pertence à família dos gatos, que signifíca felídeos em português. Isso deve-se ao fato de a terminação “idae” estar presente no nome que designa uma família, de acordo com as regras do sistema de nomenclatura.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Por que é importante classificar os seres vivos?

A taxonomia é responsável pela ordenação e classificação dos seres vivos, usando as relações de parentescos entre os organismos e suas histórias evolutivas. As numerosas formas de vida existentes precisam ser nomeadas e organizadas, de modo que os biólogos de todo o mundo tenham certeza de que conhecem o organismo exato que é seu objeto de estudo. Como este tema pode cair em uma prova de vestibular ou ENEM? O professor Rubens Oda responde nossa pergunta e te ajuda a entender o assunto, confira:
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Conceitos Básicos de Taxonomia e Saúde

Confira esse mapa mental sobre Taxonomia e continue estudando com a Família Descomplica <3