Questões Comentadas: Anabolismo Nuclear

1. (UEPB-2006) Uma molécula de DNA, com sequência de bases GCATGGTCATAC, permite a formação de um RNA mensageiro com a seguinte sequência de bases:

a) CGTACCAGTAGT
b) CGUACCAGUAUG
c) GCUAGGACUATU
d) CGTACCTACTCA
e) GCATGGTCATAC

2.  (PUC – MG-2007) Sobre o esquema ao lado, foram feitas algumas afirmações.

I. O esquema representa o mecanismo da tradução, onde interagem os três tipos de RNAs.
II. O pareamento do códon com anticódon específico resulta na entrada do aminoácido correto, determinado pela sequência codificadora.
III. Toda molécula de RNAm possui um códon de iniciação, que é sempre o mesmo – AUG.
IV. A perda de um único nucleotídeo no gene que dá origem ao RNAm pode alterar a tradução a partir daquele ponto.
V. A associação entre aminoácidos para formar proteínas depende de ligações peptídicas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I , IV e V apenas.
b) I, II e III apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) I, II, III, IV e V.

Gabarito

1. B

Resolução passo a passo:

As bases nitrogenadas tem pareamentos específicos entre si. Quando há a formação de DNA, a base adenina somente pareia com timina e timina somente pareia com adenina (A-T; T-A). Essa especificidade também ocorre com a guanina, que pareia só com a citosina, enquanto citosina também só pareia com guanina (G-C; C-G). O ligamento entre adenina e timina e vice-versa é feito por duas ligações de hidrogênio, enquanto as ligações entre guanina e citosina e vise-versa possuem três ligações de hidrogênio. Para formar a molécula de RNA também ocorre o pareamento de bases nitrogenadas, porém, com duas diferenças: somente uma fita é formada e adenina pareia com uracila e uracila pareia com adenina (A-U; U-A). Sendo assim, se houver a seguinte sequência de DNA pedida pela questão “GCATGGTCATAC”, de acordo com o pareamento descrito anteriormente em que A-U, U-A, C-G, G-C, a sequência de RNA mensageiro a ser formada será “CGUACCAGUAUG”.

2. D

Resolução passo a passo:

Todas as opções estão corretas. Durante a tradução, estão presentes RNAm, que carrega a mensagem do gene que será expresso, o RNAt, que trará cada aminoácido, de acordo com os códons presentes no RNAm, e o RNAr, que está presente no ribossomo, que por sua vez fará as ligações peptídicas. Logo, os três RNAs estão presentes na tradução. A cada três nucleotídeos há a formação de um códon e cada códon corresponde a um aminoácido, com exceção dos códons de término, que não codificam aminoácido algum. Quem identifica o códon, através da sua sequência de três nucleotídeos correspondentes, ou seja, através do seu anticódon, é o RNAt. Dependendo do códon, o RNAt trará um aminoácido específico. O início de leitura e formação do RNA sempre será pelo códon de iniciação do DNA TAC, que corresponderá ao AUG no RNA e que, consequentemente, será o códon do aminoácido metionina. Quando há perda de um nucleotídeo, a sequência de nucléotídeos e a combinação em códons entre eles fica diferente, a partir deste nucleotídeo que saiu. Com isso, a proteína a ser formada provavelmente será diferente da que seria formada originalmente. Chamamos este “erro” de mutação. Os aminoácidos trazidos pelo RNAt serão ligados pelo ribossomo, estabelecendo entre eles a ligação peptídica.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Questão Comentada: Síntese Proteica

Leia o resumo O que é síntese protéica? e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Síntese Proteica

Ainda tem dúvidas sobre Síntese Proteica? Este mapa mental vai resolver todas e te preparar para mandar muito bem na sua prova de biologia!