Questão resolvida FUVEST

Fala, pessoal do desconversa!

Como a primeira fase da FUVEST está chegando vamos resolver aqui uma questão da prova de 2012.É muito importante que vocês tentem fazer antes de olharem a resolução!Aqui vai:

Energia elétrica gerada em Itaipu é transmitida da subestação de Foz do Iguaçu (Paraná) a Tijuco Preto  (São Paulo), em alta tensão de 750 kV, por linhas de 900 km de comprimento. Se a mesma potência fosse  transmitida por meio das mesmas linhas, mas em 30 kV, que é a tensão utilizada em redes urbanas, a  perda de energia por efeito Joule seria, aproximadamente:

a) 27.000 vezes maior.         b) 625 vezes maior.             c) 30 vezes maior.               d) 25 vezes maior.                     e) a mesma.

R: Observe pelos dados do exercício que a diminuição de tensão deve ser 25 vezes menor (750/30=25)  -como a potência elétrica é fornecida por P=i.u, para que a potência seja a mesma como afirma o enunciado, se a tensão U é 25 vezes menor a corrente elétrica i deverá ser 25 vezes maior – a potência e consequentemente a energia dissipada no mesmo tempo é dada por P~d~=R.i2 – como a resistência elétrica é a mesma (mesma linha de transmissão), a potência dissipada deverá ser (25)2=625 vezes maior

Até a próxima, galera!

Continue estudando
Post do blog

Lei de Ohm: 3 questões que você precisa saber para o Enem

Você sabe como Lei de Ohm cai no ENEM?
artigo
Post do blog

Curto-circuito: aprenda tudo para mandar bem na prova de Física!

Fique por dentro de tudo sobre Curto-circuito!
artigo