Questão Comentada: Síntese Proteica

Leia o resumo O que é síntese protéica? e resolva os exercícios abaixo.

1. (UFSC) O processo de transcrição de material genético é a formação de moléculas do RNA a partir da molécula de DNA. Em relação às diferentes moléculas de RNA, é incorreto afirmar que (questão adaptada):

a) Os três tipos de RNA mensageiro, transportador e ribossômico são moléculas com apenas uma cadeia de nucleotídeos.
b) São produzidas ao nível do núcleo, porém executam suas funções no citoplasma.
c) O RNA transportador leva proteínas do citoplasma ao ribossomo.
d) O RNA ribossômico compõe a organela denominada ribossomo.
e) O RNA mensageiro traz a informação genética codificada, do núcleo para o citoplasma.

2. (UFCE) Indique a alternativa correta relativa ao código genético e à síntese de proteínas (questão adaptada):

a) A sequência de bases nitrogenadas do RNA mensageiro independe do DNA que o codifica.
b) As bases nitrogenadas presentes em uma molécula de RNA mensageiro são: adenina, citosina, timina e guanina.
c) O número de aminoácidos presentes em um peptídeo depende do número de códons do RNA mensageiro que o sintetiza.
d) Todas as fases do processo de síntese protéica ocorrem no interior do nucleoplasma.

GABARITO

1. C

Resolvendo passo a passo:

A alternativa a está correta: os três tipos de RNA envolvidos na síntese de proteínas são formados por uma única cadeia de nucleotídeos. A alternativa b está correta: o processo de transcrição, que é a síntese de uma cadeia de RNA a partir da sequência de bases nitrogenadas do DNA, ocorre no núcleo. Após o término de sua confecção, o RNA deve migrar para o citoplasma, onde atuará na síntese de proteínas. A alternativa c está incorreta: o RNA transportador (RNAt) é responsável por levar os aminoácidos que comporão a proteína até o ribossomo. Cada RNAt possui afinidade por um tipo de aminoácido e apresenta um anticódon (trio de bases nitrogenadas complementares ao códon do RNAm). Os RNAt serão requisitados de acordo com a sequência de códons presente no RNAm. A alternativa d está correta: as fitas de RNA ribossômico se associam a proteínas e compõem o ribossomo, responsável pela leitura da mensagem contida no RNAm. A letra e está correta: o DNA está localizado no interior do núcleo, por isso a transcrição do RNAm ocorre primeiramente em seu interior e depois essa molécula migrará para o citoplasma.  O RNAm trará para o citoplasma a sequência de bases complementares às do DNA, que constituem a informação capaz de sintetizar proteínas. Como, nesta questão, precisamos encontrar a alternativa incorreta, essa só poderia ser a letra c.

2. C

Resolvendo passo a passo:

A letra a está incorreta: O RNA mensageiro possui a sequência de bases nitrogenadas complementares as do DNA. Portanto, a composição do RNA é completamente dependente do DNA. A letra b está incorreta: no RNA não existe a base nitrogenada timina, que está presente apenas no DNA. No RNA a timina é substituída pela uracila.  A letra c está correta: os códons são um conjunto de três bases nitrogenadas sequenciais presentes no RNA e cada um corresponde a um aminoácido. A letra d está incorreta: todo o processo de tradução (síntese protéica) ocorre no citoplasma, ou seja, fora do núcleo. Como, nesta questão, precisamos encontrar a alternativa correta, essa só poderia ser a letra c.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Síntese Proteica

Ainda tem dúvidas sobre Síntese Proteica? Este mapa mental vai resolver todas e te preparar para mandar muito bem na sua prova de biologia!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Anabolismo Nuclear

Leia o resumo “O que é anabolismo nuclear?” e resolva os exercícios abaixo.