Questão Comentada: Independência dos Estados Unidos

Leia o resumo “Como ocorreu a independência dos Estados Unidos?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (Unirio) O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776, relaciona-se à:

a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do “imposto do selo”, decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763).
d) sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de Independência (1776).

2. (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte.

Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar:

a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) Baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

3. (ENEM) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.

Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. “Revolução Chinesa”. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.
e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

GABARITO

1. B

Resolvendo passo-a-passo:

A alternativa B é a correta, nesta questão, devido à afirmativa do contexto histórico vivido no momento da independência das treze colônias ou independência dos Estados Unidos. Após a guerra dos sete anos, a Inglaterra sai vencedora, porém, despende muita força e capital naquele evento e tenta, deliberadamente, diminuir as perdas explorando mais as treze colônias, com impostos, por exemplo, o que gera grande revolta.

2. C

Resolvendo passo-a-passo:

A alternativa C descreve bem como era caracterizado o sul das treze colônias, o que, inclusive, serão cenas dos próximos capítulos, quando falarmos em Guerra de Secessão. O sul das treze colônias tinha um modo de produção que se assemelha ao “plantation”, estudado por nós quando falamos de cana de açúcar no Brasil.

3. C

Resolvendo passo-a-passo:

Em um contexto iluminista, os estudos buscavam fundamentos básicos que caberiam a qualquer indivíduo, e isto está descrito na questão C. Tanto a independência dos EUA quanto a Revolução Francesa aderiram aos ideais iluministas.

Continue estudando
Post do blog

O que o Iluminismo tem a ver com a Independência dos EUA?

O Iluminismo e a Independência dos EUA são assuntos muito importantes para que possamos entender o mundo hoje!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Independência das Treze Colônias

Descubra tudo sobre a Independência das Treze Colônias para você nunca mais errar questões sobre assunto!
artigo