Quer ser o rei do vestibular? Então não perca esse resumo sobre Segundo Reinado

Na época do Segundo Reinado, a elite liberal era formada por latifundiários (os Luzias) que queriam manter a estrutura agroexportadora no Brasil (aquela do plantation, monocultura, toda voltada para a exportação). Eles queriam que o poder central fosse fraco. Em oposição à eles haviam os conservadores (Saquaremas), que também faziam parte de uma elite latifundiária que defendia a manutenção da agroexportação. Ué, mas o que eles tinham de diferente então? Eles queriam um poder central forte. E mais uma coisa eles tinham em comum: ambos apoiavam a maioridade de D. Pedro II, o Pedrinho (como diria William). Mas e aí, eles conseguiram? É claro que sim! Afinal, eles eram elite!

Em 1840 foi dado o golpe da maioridade. Um aninho depois, ocorreram as chamadas “Eleições do Cacete” (Que isso, professora, palavrão? Não, aluno, eu não falo essas coisas, é o nome mesmo, depois do vestibular limpamos a boca com sabão), nas quais os liberais estiveram frente à câmara através de corrupção. Nessa época ficou um abre e fecha de congresso que só vendo; uma hora os liberais no poder, outra, os conservadores. E Pedro II, ficou como?

Como não era bobo nem nada, Pedro II fez o revezamento ministerial no poder, uma hora liberais e outra conservadora, assim todos ficaram felizes. Em 1847, ocorreu no Brasil aquele evento chamado de “Parlamentarismo às Avessas”, aquele que o parlamento era ao contrário, que tinha um ministro, mas na verdade quem mandava era o imperador, já que ele era o poder moderador. Dessa vez o rei reina e governa. Houve também o ministério da conciliação comandado por liberais e conservadores ao mesmo tempo. Houveram rebeliões, mas isso é assunto pra um novo resumo, claro! Quanto à política externa, tivemos o caso Christie, no qual houve o naufrágio de um navio inglês no Brasil e os produtos que chegaram à costa foram pegos pelos brasileiros.

Bom, mas o tal William Christie, embaixador inglês, cobrou 3.200 libras de indenização do Brasil, que Pedro II paga. Um aninho depois houve a prisão de oficiais ingleses que estavam fazendo arruaça nas ruas do da cidade e Christie exigiu que os brasileiros que os prenderam fossem punidos. Novamente foi cobrada indenização e foram aprisionados 3 navios brasileiros. A questão foi para um tribunal internacional liderado pelo rei belga, Leopoldo I, que deu vitória favorável ao Brasil, assim foram rompidas relações com a Inglaterra.

Teve também, durante o Segundo Reinado, a Guerra do Paraguai, está lembrado? O país, que já era independente, precisava de uma saída para o mar. Seu presidente, Solano Lopes, anexou territórios, entre eles territórios brasileiros, chamados de “Paraguai Maior”. D. Pedro II busca aliados, invade a Argentina e coloca no poder um presidente favorável ao Brasil, Venâncio Flores. Paraguai invade territórios brasileiros e argentinos, que mantém seus governos unidos. O Uruguai também se une a eles, formando a tríplice aliança. Devido ao interesse inglês, que vivia uma revolução industrial, Inglaterra entra para ajudá-los. Há então o exército dos voluntários da pátria – o negro que somasse suas forças ao exército durante a guerra, seria alforriado. A vitória foi da tríplice aliança.

E agora, a vitória é sua também, ó, rei dos vestibulares, detentor do conhecimento.
E agora, a vitória é sua também, ó, rei dos vestibulares, detentor do conhecimento.

Quanto à economia, o café ainda era o grande produto do momento, tendo destaque o Vale do Paraíba e o Oeste Paulista por suas plantações. Foi nessa época também que foram criadas as leis abolicionistas. E aí, gostou do meu resumo? Te ajudou? Comenta aí em baixo, tô louca pra saber sua opinião. E como sempre, beijos históricos.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Segundo Reinado

Ainda tem dúvidas sobre o Segundo Reinado? Confira esta mapa mental maneiro que vai salvar sua prova de história!
artigo
Post do blog

Questão Comentada: Segundo Reinado

Leia o resumo O que eu preciso saber sobre o Segundo Reinado? e resolva os exercícios abaixo.