Quais as principais características dos sais e dos carboidratos?

Os carboidratos são os principais fornecedores de energia para os organismos e são os mais abundantes encontrados na natureza. Essas moléculas são constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio basicamente. Nos alimentos, eles são encontrados sob a forma de polímeros, ou polissacarídeos. Quando digeridos, eles são transformados em dímeros (dissacarídeos) e posteriormente em monômeros (monossacarídeos). Os sais minerais estão presentes em diversas fontes de alimento e são  necessários para que haja um bom funcionamento do organismo, já que eles constituem diversas estruturas, como a hemoglobina, a clorofila, ou participam de diversos processos, como a cicatrização, que conta com a presença do cálcio.

Fonte de sais minerais
Fonte de sais minerais

Polissacarídeos, dissacarídeos e monossacarídeos

Os monossacarídeos são as menores moléculas de carboidratos e através delas as células de diversos organismos obtêm energia, pelos processos metabólicos celulares. Como exemplos de monossacarídeos temos a glicose, frutose e galactose e elas são obtidas pela digestão de moléculas maiores: os dissacarídeos. Estes são formados pela junção da glicose a um dos outro monossacarídeos. Quando unimos glicose + glicose, temos a maltose. Se unirmos glicose + frutose, temos a sacarose. E quando unimos a glicose mais a galactose, temos a lactose. Esta última é encontrada em fontes lácteas e não é digerida pela maioria dos mamíferos adultos. Por conta disso, muitas pessoas possuem intolerância à lactose. Por último, quando unimos dissacarídeos, formamos os polissacarídeos. Estes últimos são as maiores  moléculas. Este tipo molecular é o encontrado nos alimentos. Temos como exemplo o amido e o glicogênio, que são reservas energéticas. Já a quitina e celulose, que também são exemplos de polissacarídeos, são estruturais e constituem parede celular vegetal e exoesqueleto de artrópodes, respectivamente.

Metabolismo dos carboidratos

Como dito anteriormente, os carboidratos são a principal fonte energética e eles sofrem diversos processos para que assim possam ser usados. Inicialmente eles são digeridos, ocorrendo a transformação dos polissacarídeos em dissacarídeos e posteriormente em monossacarídeos. Depois que os monossacarídeos atingem as células, eles são ainda mais quebrados através do metabolismo celular. Inicialmente, a primeira quebra ocorre no citoplasma, pelo processo chamado glicólise. Depois, se na célula houver mitocôndria e oxigênio, ocorrem o Ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, que formará muitos ATPs. Em animais, a glicose pode ser armazenada sob forma de glicogênio. Já em vegetais ela é armazenada em forma de amido. Quando o organismo está com falta de glicose, essas reservas de carboidratos são quebradas para fornecer glicose para as suas células.

Sais minerais e sua importância

Os sais minerais são encontrados principalmente em verduras, frutas, ovos, carnes e alimentos lácteos. Eles constituem diversas moléculas e reações químicas importantes, como  a hemoglobina, que transporta gases como CO2 e O2, a clorofila, que participa da fotossíntese, e o ATP, principal molécula armazenadora de energia. O cálcio é importante para três funções que ocorrem em nós: a contração muscular, a formação dos ossos e a cicatrização. Já o potássio e o sódio participam da condução nervosa e do controle osmótico celular. Os sais minerais podem ser classificados como macronutrientes, ou seja, sais minerais que são muito utilizados, e micronutrientes, que são necessários em menor quantidade. Veja cada um deles  abaixo:

EXERCÍCIOS

1. (Vunesp) Os açúcares complexos resultantes da união de muitos monossacarídeos são denominados polissacarídeos.

a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal nos quais cada um desses açúcares pode ser encontrado.

2. (PUC-RJ) Para a realização de alguns processos fisiológicos, o organismo humano tem a necessidade de íons de cálcio. Dentre os mecanismos que dependem diretamente desses íons para a sua realização, temos:

a)excreção de toxinas e atividade da tireóide
b)digestão de alimentos básicos e respiração
c)coagulação do sangue e contração muscular
d)atividade neurológica e oferta de O2 às celulas
e)crescimento dos óssos e atividade da hipófise

GABARITO

1. a)O polissacarídeo de origem animal é o glicogênio. A reserva energética vegetal é o amido.
b)O glicogênio pode ser encontrado nos músculos ou no fígado. O amido encontra-se em frutos e caules.

2. C

Continue estudando
Post do blog

Tudo sobre Água, Sais Minerais e Carboidratos para seu vestibular!

Aprenda tudo sobre Água, Carboidratos e Sais Minerais para arrasar na sua prova de biologia da escola e do vestibular!
artigo
Post do blog

#SomosTodosÁgua: 4 Funções da Água nos Seres Vivos

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
artigo