Planejamento de Texto e Interpretação do Tema

Para fazer sua redação, é muito importante ter um bom Planejamento de Texto e Interpretação do Tema. Vem descobrir como é que se faz!

1- Tema x Assunto

Um dos principais motivos pelo qual os alunos tiram uma nota baixa na redação do ENEM é pelo descuido na interpretação do tema. A fuga ou o tangenciamento ao tema é um problema comum devido à dificuldade de distinção entre tema e assunto. Enquanto o assunto é uma ideia geral ou um fato específico, o que nos interessa é o tema, que é uma discussão direcionada sobre o assunto também evidenciada pela coletânea de textos.

2- Temas: denotativos e conotativos

A denotação é o sentido original da palavra, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Já a conotação é quando a palavra possui um outro significado além do dicionarizado, que é passível de diferentes interpretações dependendo do contexto em que for empregada. Os temas abordados no ENEM, por exemplo, são de caráter denotativo e por isso possuem uma interpretação mais concreta enquanto os temas conotativos são mais abstratos.

Exemplo de conotação e denotação utilizando a mesma palavra.
Exemplo de conotação e denotação utilizando a mesma palavra.

3- Coletânea de textos

As leitura das informações contidas na coletânea deve ser atenta ao ponto que o aluno consiga destacar trechos ou dados interessantes e que possam ser utilizados em sua redação. Essas informações devem ser reescritas na prova através da paráfrase que é uma nova apresentação de um texto ou trecho visando torna-lo mais inteligível ou sugerindo um novo enfoque para o seu sentido.

4- Listagem de ideias

Brainstorm significa tempestade de ideias, ou seja, no momento do planejamento da redação é necessário que haja uma listagem de ideias com todos os assuntos que vem à cabeça do aluno sobre o determinado tema. Após essa listagem, deve ser feita a organização dessas ideias em função da estrutura textual da dissertação argumentativa, através da seleção dos argumentos correspondentes à introdução, desenvolvimentos e conclusão.

5- Roteirização

O roteiro da redação deve ser feito antes do rascunho final. O roteiro deve conter as características principais de cada parte da estrutura de uma dissertação, por exemplo, na introdução deve existir uma estratégia de contextualização do tema + tese; o desenvolvimento 1 deve conter a argumentação do primeiro argumento; o desenvolvimento 2 deve conter a argumentação do segundo argumento e a conclusão deve ser feita pela retomada da tese + criação de uma proposta de intervenção para a problemática apresentada no tema da redação.

Exercícios

1- Um dos motivos do tangenciamento ou fuga do tema é a não diferenciação entre tema e assunto. Enquanto o assunto tem um significado amplo, o tema é um recorte do assunto.

Tendo como exemplo o tema, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, responda: Qual é o assunto referente a esse tema?

2- (UERJ- 2015) No cartum, há uma alusão aos “rolezinhos”, manifestações em que jovens, em geral oriundos de periferias, formam grandes grupos para circular dentro de shoppings.

 Com base no diálogo entre os guardas e nos elementos visuais que compõem o cartum, é possível inferir uma crítica do cartunista baseada no seguinte fato:

(A) os jovens se descontrolam em grupos muito numerosos

(B) os guardas pertencem à mesma classe social dos jovens

(C) os guardas hesitam no cumprimento de medida repressiva

(D) os jovens ameaçam as atividades comerciais dos shoppings

Gabarito

1- De acordo com o tema, poderíamos pensar em um recorte de vários assuntos: violência contra mulher, violência na sociedade brasileira, persistência da violência, etc. Mas como os assuntos são sempre muito amplos, dificultaria o estabelecimento de critérios para avaliar as redações de maneira objetiva. Sendo assim, entendemos a importância de se definir um tema, um recorte de um assunto amplo.

2- B

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo