Past continuous: regras e exemplos

Aprenda regras e exemplos de como usar o Past continuous em frases e textos em inglês

O past continuous é uma conjugação verbal que trata uma ação no passado que é, como o nome já diz, contínua, ou seja, o nosso famoso gerúndio. Mas como assim gerúndio no passado? Existe isso?

Siim! Se pensarmos que uma ação acontecia no passado dentro de um determinado período de duração, ela aconteceu de forma contínua, e precisaríamos usar o past continuous para identificá-la na nossa fala. Quer ver?

At 7:00 a.m., I was flying over San Francisco.

Às 7:00 a.m, eu estava sobrevoando San Francisco.

Entendeu a lógica? Era sete da manhã, essa hora já passou, mas utilizamos uma ação contínua no passado porque durante aquela hora o avião estava sobrevoando a cidade de São Francisco.

Vamos às regras e exemplos?

1. Estrutura

O past continuous é formado por um sujeito + verbo to be no passado + o verbo com a terminação em ing, característica do gerúndio.

Vamos pegar o exemplo do verbo to work:

Iwas

working

Youwere

working

Hewas

working

Shewas

working

Itwas

working

Wewere

working

Youwere

working

Theywere

working

Pra quem não lembra:

O verbo to be é um verbo irregular e por isso suas formas no passado variam entre was e were, dependendo do sujeito a que ela se refere. Ficou na dúvida? Checa só a tabelinha de novo e repara que o was aparece no singular dos pronomes I, He, She e It. O verbo were vai aparecer nos demais.

A forma negativa deste verbo vai receber o not entre o verbo auxiliar e o verbo principal, nenhuma forma será alterada. Observe a tabela:

Iwas not

working

Youwere not

working

Hewas not

working

Shewas not

working

Itwas not

working

Wewere not

working

Youwere not

working

Theywere not

working

Já na forma interrogativa, o sujeito vai aparecer entre o verbo auxiliar e o verbo principal:

WasI

working?

WereYou

working?

WasHe

working?

WasShe

working?

WasIt

working?

WereWe

working?

WereYou

working?

WereThey

working?

Agora a melhor parte é o verbo principal, repararam? Como ele só recebe ing no final, ele nunca varia! Fica igualzinho! Moleza né?

2. Exemplos de uso

Podemos expressar ações no passado utilizando o past continuous em diversos contextos, vamos ver alguns exemplos de uso:

  • Uma ação que aconteceu por um determinado momento no passado John was dancing with his girlfriend. (John estava dançando com sua namorada)

  • Contar algo que aconteceu no passado It was Sunday morning, the sun was shining in the sky. (Era domingo de manhã, o sol estava brilhando no céu.)

  • Falar sobre uma ação que acontecia com frequência no passado. Repare o uso do advérbio always para indicar a frequência. They were always asking the same questions. (Eles estavam sempre fazendo as mesmas perguntas.)

A infinidade de frases que podemos montar com o past continuous nos dá a liberdade de contar qualquer história em qualquer situação no passado! Caso você precise entender melhor como funcionam os verbos no passado, dá uma olhada no nosso post sobre Simple Past para iniciantes, clicando aqui.

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Verbo to be: conjugação e exercícios (BÁSICO)

Aprenda a conjugar o verbo to be e a resolver exercícios básicos com essa temática.
artigo
Post do blog

Como usar o Present Perfect: exercícios e mapa mental

Dicas para o uso e exercícios para praticar!