Oriente Médio: pan-arabismo

Fala, Galera Descomplica!

continuando o papo sobre Oriente Médio!

A atitude de Nasser se insere em um quadro mais amplo, de um movimento conhecido como Pan-arabismo, um movimento político tendente a reunir os países de língua e cultura árabe numa grande comunidade de interesses. Baseado em preceitos nacionalistas, seculares e estatizantes, opôs-se ao colonialismo e à política ocidental de envolvimento no mundo árabe, tendo como um de seus principais objetivos na sua formação o processo de independência frente aos países europeus, além da tentativa de impedirem a constituição do Estado de Israel.

As cores dessas bandeiras, em sua maioria, estão presentes nas bandeiras dos países árabes. Acredita-se cada uma das quatro cores Pan-Árabes representa uma Dinastia Árabe ou Era, o preto era a cor de Maomé, enquanto que o branco foi escolhido pelos Omíadas como símbolo evocativo da Batalha de Badr, verde dos Fatímidas como símbolo do seu apoio a Ali ibn Abi Talib, enquanto que o vermelho era a cor da bandeira dos Kharijitas.

Abraços,

Até breve!

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Conflitos no Oriente Médio

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dê uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática

Acabe com todas as suas dúvidas sobre Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática com este mapa mental que vai salvar sua prova de história <3
artigo