Oriente Médio: Guerra dos Seis Dias (1967)

Fala, galera do Descomplica! Continuando nosso papo sobre Oriente Médio.

A Guerra dos Seis Dias (1967) foi um conflito armado que opôs Israel a uma frente de países árabes. Israel adotou uma estratégia ofensiva para se libertar dos ataques da Liga Árabe promovendo um ataque mútuo a diversos territórios da Liga.

O plano traçado começou a ser posto quando caças israelenses atacaram nove aeroportos militares, aniquilando a força aérea egípcia antes que esta saísse do chão e causando danos às pistas de aterragem, inclusive com bombas de efeito retardado para dificultar as reparações. Ao mesmo tempo, forças blindadas de Israel investiam contra a Faixa de Gaza, o sul da Síria, as Colinas de Golã e o norte do Sinai. Além da parte oriental de Jerusalém que ficou unificada após esse ataque.

Em Novembro de 1967, as Nações Unidas aprovaram a Resolução 242, que determina a retirada de Israel dos territórios ocupados e a resolução do problema dos refugiados. Israel não cumpriu a resolução, alegando que só negocia a desocupação dos territórios se os estados árabes reconhecerem o estado de Israel.

Abraços e Até Breve!

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Conflitos no Oriente Médio

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dê uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática

Acabe com todas as suas dúvidas sobre Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática com este mapa mental que vai salvar sua prova de história <3
artigo