Oriente Médio: Guerra do Yom Kippur (1973)

Fala, galera do Desconversa! Continuando nosso papo sobre Oriente Médio

Yom Kippur é um feriado judaico que simboliza o dia do perdão, quando Deus perdoa toda Israel. Durante esse dia, nada pode ser comido ou bebido, inclusive água. Não é permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo. E foi nesta data, quando os judeus deveriam estar dentro de suas casas em um ritual de orações que a Liga árabe proferiu em 1973 um ataque.

O conflito iniciou-se com uma ataque simultâneo da Síria e do Egito contra Israel. Ao término das hostilidades, as forças israelenses, já recuperadas das baixas iniciais e com um esmagador poderio militar, haviam adentrado profundamente no território dos inimigos. A Guerra, também conhecida como o Quarto conflito Árabe-Israelense, sofreu a intervenção do presidente Nixon (EUA) e do secretário da URSS, Leonid Brejnev.

Os árabes perceberiam que a via bélica contra seu principal inimigo não estava rendendo frutos e encontrariam outras formas para recuperar os territórios perdidos!! Volto no próximo post para continuar essa história.

Até breve!

Continue estudando
Post do blog

Questões Sobre Guerra Fria — o Mundo Bipolar

Depois de ler o resumo que preparamos com o tema “Guerra Fria: o Mundo bipolar”, você pode testar seus conhecimentos e ficar mais preparado para o assunto, respondendo as questões sobre Guerra Fria que reunimos nesse post. Elas foram tiradas de provas anteriores do ENEM e de outros vestibulares importantes.
artigo
Post do blog

Guerra Fria: o mundo bipolar

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países. Foi dessa chamada disputa ideológica que surgiu a Guerra Fria. Esse período de disputa hegemônica teve esse nome por ter acontecido apenas no campo ideológico, não chegando a haver uma declaração oficial de guerra entre os blocos.
artigo