Fala, galera do Desconversa! Continuando nosso papo sobre Oriente Médio…
Yom Kippur é um feriado judaico que simboliza o dia do perdão, quando Deus perdoa toda Israel. Durante esse dia, nada pode ser comido ou bebido, inclusive água. Não é permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo. E foi nesta data, quando os judeus deveriam estar dentro de suas casas em um ritual de orações que a Liga árabe proferiu em 1973 um ataque.
O conflito iniciou-se com uma ataque simultâneo da Síria e do Egito contra Israel. Ao término das hostilidades, as forças israelenses, já recuperadas das baixas iniciais e com um esmagador poderio militar, haviam adentrado profundamente no território dos inimigos. A Guerra, também conhecida como o Quarto conflito Árabe-Israelense, sofreu a intervenção do presidente Nixon (EUA) e do secretário da URSS, Leonid Brejnev.
Os árabes perceberiam que a via bélica contra seu principal inimigo não estava rendendo frutos e encontrariam outras formas para recuperar os territórios perdidos!! Volto no próximo post para continuar essa história.
Até breve!