O sucesso do seu churrasco depende disso: quanto tempo leva para encher uma piscina?

Ah, o verão! Aquele calor maravilhoso, que te faz suar em bicas ao andar pelas ruas e que te faz tomar 73 banhos por dia para economizar a conta de luz com ar condicionado. Época maravilhosa para se viver, não é mesmo?

E como não só de economia de luz vive a classe média, é hora também de colocar em jogo as deliciosas piscinas de plástico. Quem nunca?

Digamos que você tenha uma piscina dessa de 3.500 litros. É sábado de manhã, o churrasco está marcado pras 13h. Que horas, no máximo, você deve começar a encher sua piscina para que ela fique cheia a tempo para o início do churrasco?

Para isso, vamos relembrar do conceito de razão e proporção. A “velocidade” com que a mangueira vai encher sua piscina é chamada de vazão. E ela depende apenas do fluxo de água. Então, uma forma de calcular qual é essa vazão é enchendo um recipiente menor e calculando o tempo que demora pra encher.

Vamos pegar, então, uma garrafa peti de 2,5 litros. Enchendo-a com a mangueira, calculamos que demorou 1 minuto para que ela fique totalmente cheia. A vazão, portanto, é:

Ou seja, se levamos 60 segundos para encher 1,5 litros de água, quanto tempo levará enchermos a piscina de 3.500 litros?

Convertendo de segundos para horas, temos:

Ou seja, precisamos de aproximadamente 1 dia para encher a piscina!

Tá vendo como é importante saber fazer os cálculos? O sucesso do seu churrasco pode depender da matemática! E você, gostou desse resumo? Deixe seu comentário! 😉

Continue estudando
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Razão e proporção

Hoje vamos aprender mais sobre razão e proporção e trabalhar alguns exercícios de exemplo. Pegue papel e lápis e comece a aprender!
artigo
Post do blog

Exercício Resolvido: Escalas

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Escalas.