O que falar sobre Ciência e Tecnologia em uma redação de vestibular?

Depois de ter aprendido toda a estrutura dissertativa argumentativa – introdução, desenvolvimento e conclusão -, é normal que você pergunte se o curso de Redação acabou. Fique tranquilo, pois não substituiremos as aulas ao vivo de Redação por mais tempos de Matemática. A partir de agora, a nossa ideia é dar conteúdo, informação para que você, aluno, possa construir seus textos. Essas aulas são famosas aqui no Descomplica: são os Eixos Temáticos. O primeiro eixo é o de Ciência e Tecnologia e, claro, o nosso papel é te mostrar como isso pode ser cobrado no vestibular e, de fato, que diferença faz saber tudo o que os professores dirão em aula. Vamos juntos?

Qual a relevância desse assunto nos vestibulares atuais?

Você já deve ter ouvido falar sobre as principais temáticas trabalhadas pela prova de Redação do ENEM. Nela,a proposta da dissertação pode ser de ordem cultural, social, científica ou política. Pronto, já provamos a relevância! 😀 Se o eixo científico,  que discute os acontecimentos, conceitos e teorias científicas, faz parte da cobrança do vestibular, você, aluno do Descomplica, que tem uma aula inteira sobre Ciência e Tecnologia, já sai ganhando!

A relevância, porém, é maior do que parece. Observe as propostas do ENEM cobradas até agora:

ENEM 1998: Viver e aprender

ENEM 1999: Cidadania e participação social

ENEM 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

ENEM 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?

ENEM 2002: O direito de votar

ENEM 2003: Violência na sociedade brasileira

ENEM 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

ENEM 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira

ENEM 2006: O poder de transformação da leitura

ENEM 2007: O desafio de conviver com a diferença

ENEM 2008: A máquina de chuva da amazônia

ENEM 2009 (prova reaplicada): “Qual o efeito em nós do ‘Eles são todos corruptos’?” e “Valorização do Idoso”

ENEM 2010 (prova reaplicada): “Ajuda humanitária” e  “O trabalho na construção da dignidade humana”

ENEM 2011: Viver em rede no século XXI

ENEM 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

ENEM 2013: Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

ENEM 2014: Publicidade Infantil em Questão no Brasil

Não sei se você percebeu: até agora, o ENEM não cobrou nada diretamente relacionado à ideia de ciência e tecnologia. Tudo bem que há temas focando a parte da comunicação, mas nada muito direto na questão científica. Isso reforça a importância desse eixo, né?

Você ainda não começou a escrever sobre isso? Já te deixaram pra trás? Corre!
Você ainda não começou a escrever sobre isso? Já te deixaram pra trás? Corre!

Como esse eixo poderia ser cobrado no ENEM?

Se estamos falando da prova do Enem, há uma exigência que você não pode deixar de lado: é preciso propor intervenções que possam ajudar na resolução de um problema. Se você sabe disso, fica fácil descobrir o que pode ser cobrado: as temáticas relacionadas a todo o eixo de ciência e tecnologia precisam, de certa forma, atingir a sociedade, mostrar resultados, efeitos – positivos e/ou negativos. Se você olhar de novo pros temas que apresentamos anteriormente, vai perceber que todos eles têm relação com o meio social. Todos eles afetam o meio social e o seu papel é identificar como isso acontece. Já que o ENEM ainda não cobrou esse assunto nas suas provas, selecionei dois vestibulares importantes (UERJ e UNESP) para exemplificar propostas interessantes dentro desse meio de ciência e tecnologia. Veja:

Tema 1 (UERJ 2014)

Elabore um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, no qual discuta a necessidade de que a sociedade conheça e debata as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas.

No ano de 2013 (vestibular de 2014), a UERJ cobrou a discussão sobre as pesquisas científicas. Você consegue imaginar de que maneira essa análise pode atingir a população? Dê uma lida nos textos. É muito fácil perceber que uma pesquisa produtiva sobre as motivações, interesses e usos das pesquisas científicas pode ajudar – ou, na visão de alguns, atrapalhar – a sociedade. Ainda assim, é evidente que toda essa discussão encontra muitos obstáculos. Essa é a “brecha” para a ação das propostas de intervenção: se esse tema fosse cobrado no ENEM, você poderia mostrar a necessidade de inserção da população nessa discussão e estratégias que poderiam tornar o debate mais claro, mais direto. Pronto! Já temos uma ideia bem estruturada para o ENEM. E não se esqueça de que o ENEM não costuma ser muito criativo na elaboração das propostas temáticas… 😛

Tema 2 (UNESP 2009):

Nos textos da Prova de Língua Portuguesa, focaliza-se, de maneira direta, o interesse pela vida alheia. De modo semelhante, nos dois textos de apoio, transcritos nesta parte, o conteúdo aponta para o gosto por invadir a privacidade. Levando em consideração as ideias expressas nesses textos e sua própria experiência, escreva uma redação, no gênero dissertativo, sobre o seguinte tema: A tecnologia e a invasão da privacidade.

Você já leu 1984, de George Orwell? O livro tem TUDO a ver com o tema!
Você já leu 1984, de George Orwell? O livro tem TUDO a ver com o tema!

Mais uma vez, encontramos uma proposta temática que tem muita intimidade com o que pode ser cobrado no ENEM: invasão de privacidade é um tema bem quente pro Exame, não é mesmo? Espionagem norte-americana, crescimento do Facebook, do Twitter, filmes de sucesso – como Show de Truman – e muitas outras ideias podem ser exploradas aqui, na argumentação ou na contextualização. O tema também atinge a sociedade – dessa vez de forma bem mais direta. A ideia de invasão de privacidade é muito presente nos dias de hoje, e sua discussão é muito relevante. E esse tema caiu no vestibular de 2009, ou seja, não é difícil pro ENEM resgatá-lo.

Não, nós não estamos brincando. Faz parte do estudo de Redação pro vestibular pegar temas anteriores de outras provas e treiná-los, lê-los, problematizá-los. O ENEM não é original. Acredite. Você já deve ter visto alguma questão da prova de Linguagens que lembrou outro vestibular, né? Por que não um tema de redação? 🙂 Para não deixarmos de discuti-lo, deixo aqui um desafio: se um desses temas caísse no ENEM de 2015, o que você diria? Que problemas você apontaria? Que soluções você daria? Não queremos redações prontas, ok? Queremos ideias soltas. Como num “brainstorm”! Deixe o seu comentário! Vamos discutir possíveis temas e arrebentar na prova do vestibular! 😀 Estamos esperando!

Antes disso, não esqueça de resolver as questões, ok? Elas também são importantíssimas nesse processo de discussão de temas!

Bom texto e bom 1000!

Exercícios

1. Analise as sentenças abaixo sobre a relação entre ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I – A ciência e a tecnologia, por serem culturas e produtos humanos, apresentam dimensões de ordem filosófica, política, econômica e social que, necessariamente, as enquadram em contextos sócio-históricos, com os quais interagem e se desenvolvem;

II – As nações investem em ciência objetivando a expansão do conhecimento humano, o aprimoramento do seu corpo de técnicos e cientistas a longo prazo, para uma possível exploração de novos princípios e materiais;

III – Os investimentos em tecnologia visam aperfeiçoar o parque industrial e melhorar a qualidade dos produtos, tendo em vista a competição e tradicionalmente, o prestígio político e econômico.

a) Nenhuma das sentenças está correta

b) Somente as sentenças II e III estão corretas

c) Somente a sentença I está correta

d) Todas as sentenças estão corretas

e) Somente as sentenças I e II estão corretas

2. Qual lei, aprovada em 2004, estimula a criação de ambientes especializados e cooperativos de inovação no Brasil?

Gabarito

1. D

2. A Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), que estabelece medidas de estímulo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do país. Além disso, ela incentiva a colaboração entre universidades, instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), pesquisadores e empresas brasileiras no desenvolvimento de projetos tecnológicos, objetivando o aprimoramento de produtos competitivos no mercado exterior.

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